sábado, 1 de dezembro de 2018

HOMILIA PARA O DIA 02 DE DEZEMBRO 2018 - 1º DOMINGO DO ADVENTO ANO C


ALEGREM-SE A LIBERTAÇÃO ESTÁ PRÓXIMA

Algumas expressões do nosso idioma não fazem parte do vocabulário cotidiano, mas ao mesmo tempo não são desconhecidas. Uma delas é a palavra Advento cujo significado tem a ver com preparação, vinda, chegada, expectativa. Na liturgia da Igreja este tempo faz memória da primeira vinda de Cristo ao mesmo tempo prepara a comunidade crista para a segunda e definitiva vinda gloriosa. Entre esses dois momentos é importante perceber como existem várias vindas do Senhor que são misteriosas e sacramentais. Cada vez que se ouve a Palavra, que se recebe a Eucaristia se aguarda o Senhor. Mas também é possível reconhecer o Senhor que vem na pessoa dos irmãos e das irmãs, de um modo bem particular nos doentes, necessitados, empobrecidos, excluídos. É acolhendo cada uma destas pessoas que também se prepara o natal.
Na primeira leitura, Jeremias está falando na prisão quando o rei lhe acusou de derrotismo e traição. Tudo indicava o princípio do fim. Neste contexto Deus fala pela boca do profeta afirmando que é fiel à sua promessa e que um novo tempo vai surgir e este será o mundo sonhado de justiça e de paz, de fecundidade e vida em abundância.  Na sociedade contemporânea pode-se perceber como a população está mergulhada no medo na frustração, no negativismo, na insegurança e pessimismo. Será ainda possível acreditar na justiça e no amor de Deus? Acreditar na palavra do Profeta é uma maneira de eliminar o medo e plantar a esperança.
O texto do Evangelho relata os últimos dias da vida de Jesus em Jerusalém. Ele completa sua catequese e anuncia tempos de perseguição e de martírio anunciando a destruição da cidade de Jerusalém. O cotidiano da sociedade não se diferencia em muito da situação de Jesus e de Jerusalém daqueles tempos. O Egoísmo das pessoas, o descaso com o meio ambiente, a corrupção, a violência, o ódio, o martírio, o quadro de miséria que rouba a dignidade das pessoas são todas formas de destruição das cidades. A palavra de Jesus abre a porta da esperança e convida todos: “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima. Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida”. A promessa de Jesus consiste em acreditar que as realidades de morte e dor se converterão em alegria e novos céus e nova terra irão surgir.
Paulo escreve aos cristãos de Tessalônica depois que precisou fugir deixando a comunidade em perigo e não suficientemente instruída. Os que acreditavam na palavra do Apóstolo não tinham preparação suficiente para enfrentar a reação dos que discordavam desta nova doutrina. Paulo envia seu amigo Timóteo para buscar notícias e encorajar a fé. No regresso Timóteo afirma que a comunidade não só permaneceu firme no ensinamento de Paulo como até se aprimorou com as perseguições. Eles podem ser reconhecidos como modelos para os outros cristãos.
A mensagem das três leituras serve de ensinamento para todos que celebram o advento. Certos de que a vida cristã não é um processo acabado, mas em construção permanente. O seguidor de Cristo não é uma pessoa perfeita, mas aquele que cada dia sente que existe um caminho novo. Não se conforma com o que já fez nem se instala na mediocridade das suas conquistas, ou seja, está sempre em expectativa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário