quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

HOMILIA PARA O DIA 21 DE JANEIRO DE 2024 - 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO B

 

TODAS AS VERDADES DESSE MUNDO PASSAM

 

Embora tenhamos consciência da finitude de todos os nossos projetos e da nossa própria vida, frequentemente no comportamos como se fôssemos eternos. A Palavra de Deus que ouvimos neste domingo procura mostrar atitudes mais adequadas para alguém que reconhece as próprias limitações e fragilidades.

Jonas enviado para anunciar uma mensagem de conversão aos habitantes da cidade de Nínive deixa claro que Deus ama todos e que espera sempre atitudes de arrependimento e de conversão. Jonas, chamado, enviado e supostamente entendendo os planos de Deus não havia compreendido a lógica da misericórdia e do perdão. Deus ama sempre a todos, embora não concorde com o pecado espera a conversão do pecador. A vida se torna mais fácil quando compreendemos a lógica de Deus: independente dos nossos fracassos, Deus nunca nos considera descartáveis.

São Paulo recorda aos cristãos de Corinto que as preocupações com as realidades terrenas precisam ser consideradas como de fato elas são: passageiras, efêmeras, transitórias e breves. Precisamos sim, nos preocupar com tudo o que diz respeito ao cotidiano dessa vida, mas não absolutizar:  Eu digo, irmãos: o tempo está abreviado. Pois a figura deste mundo passa”. O convite que Paulo faz aos seus conterrâneos é extensivo a todos na atualidade a nossa marcha pela história deve apontar para os valores eternos. Em outro texto Paulo deixa claro: “Se vivemos é para o Senhor que Vivemos, se morremos é para o Senhor que morremos. Porque a figura deste mundo passa”. Então a primeira preocupação é com a brevidade da nossa existência e com as escolhas que fazemos neste tempo.

O texto do Evangelho deste domingo relata o início da pregação de Jesus. Quando João Batista é silenciado a força, Jesus ocupa o seu lugar e começa fazendo uma afirmação que confirma a brevidade da existência humana: “O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho”. O tempo a que Jesus se refere resume a esperança da comunidade de outrora como também os anseios contemporâneos. Todos almejamos um mundo novo onde as coisas boas sejam maiores e mais evidentes do que o sofrimento a dor e a própria morte. E para que esse tempo aconteça também a nós Jesus faz a mesma interpelação: “convertam-se e acreditem no Evangelho”. Acreditar não significa compreender um conjunto de leis e verdades, antes, implica aceitar a acolher no coração a proposta de Jesus. O modelo de pessoas que aceitam a proposta é a comunidade formada pelos primeiros discípulos: “Simão e André, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. Tiago e João, deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus”. A missão que Jesus confiou aos discípulos continua mais atual do que nunca à margem das águas revoltas da vida estão muitas pessoas mergulhadas em infinitas formas de sofrimento e dor e Jesus conta conosco para aliviar suas dores e lhes levar esperança humanizando suas vidas.

O convite que Jesus nos faz fundamente as recomendações de Paulo e que o Papa Francisco nos recorda com outras palavras: A mensagem de Jesus convida-nos a ter uma atitude equilibrada com relação aos bens terrenos; a sermos acolhedores e humildes para com todos; a conhecer-nos e a realizar-nos no encontro e no serviço aos outros. O tempo em que podemos acolher a redenção é breve: é a duração de nossa vida neste mundo. É breve!”

Que a oração de todos nos acorde para ver, sentir, ter compaixão e cuidar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário