sábado, 21 de novembro de 2009

PESQUISA EM EDUCAÇÃO

FÉ CRISTÃ, CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO:
PAIDÉIA AO ALCANCE DE TODOS




Sob a ótica do projeto de mestrado:
Policidadania: formação mistagógica do docente


O autor trata da incorporação do vocábulo grego na prática cristã educadora. A questão da educação e da civilização (Paidéia) grega, segundo o autor foi assumido pelo cristianismo e à expressão original se acrescentou o termo “cristão”. Esta inocente junção de palavras é muito mais complexa do uma espécie de adjetivo ao costume grego.
Os educadores cristãos partem do princípio que o primeiro e principal pedagogo é Deus, cuja ação teve inicio na obra da criação e na educação do seu povo. No Antigo Testamento Deus Pai e no Novo Testamento Deus Filho, assumem a tarefa de formadores do ser humano. Este último recebeu o título de Rabi, o que mais tarde foi sinonimado pela palavra pedagogo. A partir da sua própria palavra: Se eu o Mestre e Senhor fiz... Façam também vocês.
Citando Jaeger, o autor tem convicção do título que foi atribuído a Deus: Pedagogo da Humanidade. Por sua vez aos homens do mundo não resta alternativa: ser discípulos da celeste pedagogia. E somente trilhando este caminho o ser humano está se aproximando do verdadeiro conhecimento, isto é, compartilhando da autêntica sabedoria à qual se encontra somente em Deus.
Por conta disto os formadores deste mundo assumem a função de pedagogos na medida em que se habilitam a conduzir os demais para o encontro com Cristo. A verdadeira e única Paidéia é a imitação de Cristo, em quem se consuma toda educação.
Longe de Deus toda sabedoria humana é loucura, pois só nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Naturalmente que este é um processo lento, o qual se vai aprendendo ao longo de toda a vida.

REFERÊNCIA
Renato Gross, Diálogo Educacional, Curitiba, V. 6, n.19, p.141-156. Set./dez. 2006

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