sexta-feira, 29 de maio de 2015

HOMILIA PARA O DIA 31 DE MAIO DE 2015

EU CREIO EM DEUS!
Leituras: Deuteronômio 4, 32 - 40; Salmo (32) 33; Romanos 8, 14- 17; Mateus 28,16-20

A modernidade com todos os recursos e benefícios que traz para as pessoas e sociedades continua sem respostas para muitas perguntas e sem solução para inúmeros problemas e desafios.  Tem sido cada vez mais frequente a circulação pelas redes sociais e por diversos meios de comunicação mensagens sobre Deus, o seu poder e sua ação no mundo. Dentre as frases interessantes que se lê por todo canto, uma delas diz mais ou menos assim: “Não sou dono do mundo, mas sou filho do Dono”.  Que importância tem para a fé das pessoas e daquele que ostenta esta afirmação nos espaços onde frequenta.  Dizer que o mundo tem um dono e que a pessoa humana é filha daquele que se acredita ter toda a autoridade,  traz algum significado prático e alguma mudança para quem faz a declaração?
Este mistério é o que a liturgia deste domingo celebra e que a Igreja chama de Santíssima Trindade. A leitura do livro do Deuteronômio faz exatamente a mesma afirmação, usando outras palavras, mas que tem o mesmo sentido do provérbio citado logo acima. No texto que se proclama neste domingo está escrito: “O Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra, e não há outro além dele”, Isto posto tem exatamente o mesmo significado: Ele é o dono do mundo! Ora, se se acredita que ele é o dono do mundo, não há porque duvidar das palavras que se reza no salmo: A palavra do Senhor criou os céus, e o sopro de seus lábios, as estrelas. Ele falou e toda a terra foi criada, ele ordenou e as coisas todas existiram”.
Do mesmo jeito São Paulo escreve aos Romanos e reitera o que já se sabe: O próprio Espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele”.
É em nome daquele que tudo governa, que Jesus confia a missão aos discípulos: “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos,  batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e  ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo”.
Tudo isso que se lê na Sagrada Escritura neste domingo é também o que a Igreja proclama quando reza: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo”.

Se de fato esta é  a verdade que os cristãos acreditam fica fácil entender e aceitar o desafio de viver de acordo com aquilo que se acredita, isto é, aceitar Deus como o dono do mundo, implica dizer não a tudo o que ocupa o lugar de Deus na vida e no cotidiano, comprometer-se com cada uma e com todas as causas que façam o mundo do qual Deus é o dono, uma casa para todos e um local onde todos estejam em casa. Isso é celebrar a Santíssima Trindade. Deus é grande e poderoso e está próximo das pessoas a quem ele mesmo escolheu como sua herança. Ora se herdeiros nada mais justo do que viver de acordo  com a condição que se acredita e que o evangelho quer ajudar a compreender. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário