quinta-feira, 9 de maio de 2024

HOMILIA PARA O DIA 12 DE MAIO DE 2024 - ASCENÇAÕ DO SENHOR - ANO B

 

TODOS CONTINUADORES DA MISSÃO DE JESUS

A Igreja celebra nesse domingo a Ascenção de Jesus ao céu. A Palavra de Deus neste domingo mais do que relatar o distanciamento físico de Jesus do grupo dos discípulos, tem por objetivo lhes indicar a missão e a responsabilidade que lhes cabe depois de o terem conhecido e com ele partilhado a experiência de fazer a vontade do Pai. Na mesma medida para nós cristãos, celebrar a Ascenção significa visualizar a meta da nossa vida na condição de continuadores da tarefa que Jesus confiou aos discípulos.

Somos todos missionários da boa noticia de Jesus, na caminhada da vida continuamos encontrando Jesus nas pessoas com quem convivemos e tal como ele somos desafiados a diminuir o sofrimento daqueles que experimentam na sua própria carne as duras realidades contemporâneas. Somos chamados a ser sinais de esperança dando continuidade à ação de Jesus.

Nossa tarefa é facilitada por muitos recursos modernos de comunicação e compartilhamento de saber e de informação. Dentre eles nos recorda o Papa Francisco, podemos contar com a colaboração da Inteligência Artificial. Na Mensagem para o dia mundial das comunicações sociais Francisco escreveu: “Os sistemas de inteligência artificial podem contribuir para o processo de libertação da ignorância e facilitar a troca de informações entre diferentes povos e gerações. Por exemplo, podem tornar acessível e compreensível um patrimônio enorme de conhecimentos, escrito em épocas passadas, ou permitir às pessoas comunicarem em línguas que lhes são desconhecidas”. Para que os recursos da tecnologia cumpram o seu papel todos somos convidados a manter um “coração incorruptível em relação a tudo o que ferir a dignidade da pessoa”.

Tal como os discípulos também nós fomos formados na “escola” de Jesus e temos como missão levar sua palavra para todas as criaturas, por sua vez, Ele nos acompanha e nos mostra o caminho.

A conversa de despedida que Jesus faz com seus discípulos se dá ao redor de uma mesa, que sugere também para nós participantes da mesa da Eucaristia reconhecer a missão e o tipo de vida que devemos transmitir ao mundo pela palavra e pelo testemunho. Quem abraçar esta causa fará coisas extraordinárias: expulsarão demônios, falarão novas línguas, por suas mãos os doentes serão curados. Estas realizações maravilhosas poderiam ser ditas em outras palavras: Na condição de missionários dos novos tempos os cristãos serão uma presença de paz e de entendimento, sinais de esperança e de vida nova, e ninguém precisa ter medo porque o Senhor mesmo estará nos acompanhando: “Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam”.

De modo que podemos tomar para nós as palavras ditas aos apóstolos pelo autor da primeira leitura: “Apareceram então dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: "Homens da Galileia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu".

Nenhum comentário:

Postar um comentário