segunda-feira, 14 de agosto de 2023

HOMILIA PARA A FESTA DA ASSUNÇÃO DE MARIA - 20 DE AGOSTO DE 2023 - ANO A

 

EIA, POIS ADVOGADA NOSSA

A Salve Rainha é uma das preces da piedade popular que aprendemos desde muito cedo. Muitas vezes repetimos sem nos dar conta do significado da frase no mistério da nossa salvação. Mas de uma coisa é certa recorrer a Maria e rezar com Ela ao Pai é a forma mais segura de alcançar aquilo que precisamos. O adjetivo advogado Jesus também aplica ao Espírito Santo, nós usamos todas as vezes que precisamos de um socorro quando nossas forças e argumentos já não são suficientes diante das necessidades.

São Paulo VI escreveu sobre a Assunção de Maria com as seguintes palavras: “É a festa do seu destino de plenitude e de bem-aventurança, da glorificação da sua alma imaculada e do seu corpo virginal, da sua perfeita configuração com Cristo ressuscitado”.

Na oração eucarística na Missa de hoje nós rezamos: “Aurora esplendor da Igreja triunfante, ela é consolo e esperança para o vosso povo ainda em caminho, pois preservastes da corrupção da morte aquela que gerou, de modo inefável, o vosso próprio Filho feito homem, autor de toda a vida”.

Nós repetimos também as palavras de sua prima Isabel: “Bendita és tu entre as mulheres”. Na festa da Assunção fazemos memória do dia em que o “Bendito fruto do seu ventre” acolhe sua mãe na glória do céu e a coroa com 12 estrelas.

Mas não podemos pensar que Maria alcançou o mérito da glória sem antes ter experimentado as dificuldades e agruras da vida.

A figura da mulher descrita na primeira leitura é a descrição de Maria que participa da vitória da Cristo sobre o mal e a morte. Vestida de sol, coroada de estrelas, venceu o dragão e foi alimentada por Deus no deserto.

A mesma coisa rezamos no salmo: A esposa do rei é Maria que encontra graça diante de Deus pelos méritos do seu Filho: “À vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir”.

Na carta aos coríntios, mais uma vez o Homem Novo, que ao contrário de Adão, venceu as tentações do pecado faz da Virgem Maria a Nova Eva. Ela está na sequência daqueles que ressuscitam: “Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo”.

Agradecida por ter sido escolhida como Mãe do Salvador, Maria não se limita a palavras bonitas de gratidão. Ela realiza na prática aquilo que acredita: “Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia não sem razão o Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da juventude, a chamou de A virgem que sai correndo, a Virgem apressada quando se trata de correr ao encontro dos necessitados.

A festa de hoje é um convite para aprender rezar com Maria que guardou todas as coisas no seu coração. Coloquemos nossos pés nos rastros de Maria e aprendamos com ela a fazer tudo o que Filho pedir!

 

 

                                                                                                   

Um comentário: