quarta-feira, 23 de agosto de 2023

HOMILIA PARA O DIA 03 DE SETEBMRO DE 2023 - 22º DOMINGO COMUM - ANO A

 

A MINHA ALMA TEM SEDE DE DEUS!

Conta a história que o rei Dom João V, teria estabelecido o preço de seis vinténs para uma saca de açúcar. Valor que foi considerado irrisório pelos produtores da época que nessas circunstâncias preferiram consumir o açúcar em vez de comercializar. Neste contexto surgiu o provérbio: “Mais vale um gosto do que seis vinténs”. Pois é sobre o prazer de fazer alguma atividade, a alegria e a determinação para realizar tarefas e projetos que trata a Palavra de Deus que ouvimos nesse domingo.

De outra maneira se pode dizer que a liturgia faz um convite para experimentar a loucura da cruz, cujo resultado será sempre a sensação de dever cumprido e de uma vida realizada no amor e por amor.

Na primeira leitura Jeremias faz um desabafo referindo-se ao fato de ter sido incompreendido na função de profeta. Se dependesse dos resultados e da aceitação tudo teria sido em vão. Ele se apresenta inicialmente como alguém revoltado contra Deus e disposto a abandonar tudo. Porém, o seu comprometimento e a certeza que ele tem de não estar trabalhando em vão não lhe permitem “jogar a toalha”, ou “pendurar a chuteira” como se diz hoje: “Todas as vezes que falo, levanto a voz, clamando contra a maldade; a palavra do Senhor tornou-se para mim fonte de vergonha e de chacota o dia inteiro. Tornei-me alvo de riso o dia inteiro. Não quero mais lembrar-me disso nem falar mais em nome dele". Entretanto suas convicções são muito maiores que a revolta: “Seduziste-me, Senhor, e deixei-me seduzir; foste mais forte, tiveste mais poder”. Esta pode ser também na atualidade a certeza daqueles que aceitam a proposta e o convite de Deus vivendo com determinação e coragem os valores do Reino. Para quem se compromete com a Palavra de Deus verá que o coração arde de paixão pela causa e não se amedronta de colocar os pés na estrada. Não são as dificuldades que devem nos abater, mas a coragem que deve nos sustentar quando se trata de superar os percalços que a vida nos oferece.

Na mesma direção São Paulo recorda aos cristãos de Roma que entregar-se sem reservas nas mãos de Deus é a melhor e mais agradável oferenda que uma pessoa pode oferecer àquele que nos chamou para sair das trevas em direção a uma luz admirável: “Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus”. Viver em Deus e para Deus é muito mais do que milhões em ouro e prata, sem ser jocoso: “Mais vale um gosto do que seis vinténs”!

No Evangelho Jesus dialoga com os discípulos na mesma direção do profeta e de Paulo: “Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito...” Pedro, que sempre falava em nome de todos, não tinha entendido o anuncio do mestre e nesse texto age como o demônio descrito em outra passagem sempre querendo desviar Jesus da missão que havia assumido. Com firmeza Jesus repreende Pedro e estende o convite a todos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida”. Ontem, como hoje aceitar a proposta do Evangelho consiste mais em sair de si mesmo, das suas verdades e possibilidades de sucesso para transformar a sua vida em doação e serviço generoso aos irmãos e irmãs. Como palavra de conclusão a liturgia de hoje nos faz repetir com Jeremias: “Seduziste-me Senhor e eu me deixei seduzir”. Ou então vale muito mais fazer aquilo que nos traz realização pessoal do que abocanhar e acumular muito dinheiro, patrimônio, riquezas e viver em função de cuidar das coisas em lugar da gente.

 Não tenhamos medo de rezar com o salmista:

A minh'alma tem sede de vós,
como a terra sedenta, ó meu Deus
!

Nenhum comentário:

Postar um comentário