terça-feira, 28 de novembro de 2023

HOMILIA PARA O DIA 03 DE DEZEMBRO DE 2023 - PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO - ANO B

 

Ó Pastor de Israel, vinde logo nos trazer a salvação!

Nada mais certo do que as dores de parto para uma mulher grávida. Com todos os recursos que um bom acompanhamento pré-natal exige a pessoa grávida vive meses de expectativa e de alegre esperança de que algo muito bom vai acontecer. Pois este é o sentido do advento que se inicia neste domingo e que a Palavra de Deus nos ensina como se preparar para a chegada do messias.

O profeta Isaias descreve a condição de um povo que fez de conta ter esquecido e não precisar de Deus, uma nação que não vivia os compromissos assumidos tendo endurecido a cabeça e o coração. De algum modo o retrato descrito pelo profeta se assemelha com o comportamento da sociedade contemporânea: “Senhor, tu és nosso Pai, nosso redentor; eterno é o teu nome. Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos corações”.

A palavra do profeta é um convite a reconhecer nossa incapacidade de superar as dificuldades e nos sugere confiar inteiramente em Deus que é amor, justiça e perdão e que está sempre disposto a nos oferecer de modo incondicional sua ajuda e proteção: “Nunca se ouviu dizer nem chegou aos ouvidos de ninguém, jamais olhos viram que um Deus, exceto tu, tenha feito tanto pelos que nele esperam. Vens ao encontro de quem pratica a justiça com alegria, de quem se lembra de ti em teus caminhos”.

Para a comunidade de Corinto, Paulo esclarece que Deus os cumulou de dons e carismas preparando-os para o grande dia em que todos viverão o encontro definitivo com Jesus Cristo: “Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: Nele fostes enriquecidos em tudo, Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo”.

O texto de Marcos descreve de modo resumido a parábola dos talentos, e não precisa muito esforço para compreender que o dono da casa a que se refere trata-se de Jesus. Ele confia aos seus seguidores distintos talentos aqueles que os recebem não podem ficar de braços cruzados, pelo contrário, cada um a seu modo recebeu uma missão que foi confiada por Jesus, o Dono, da casa, e que independentemente das circunstâncias todos devem fazer concretizar na perspectiva da esperança: “Ficai atentos, porque não sabeis quando chegará o momento. É como um homem que, ao partir para o estrangeiro, deixou sua casa sob a responsabilidade de seus empregados, distribuindo a cada um sua tarefa. E mandou o porteiro ficar vigiando”.

Com funções diferentes todos os que receberam talentos devem ajudar-se solidariamente a discernir e fazer frutificar os valores que lhes foram confiados, isso significa comprometer-se diariamente com coragem e perseverança sendo testemunhas da paz, do amor, do perdão, da fraternidade.

Como as dores do parto para a mulher grávida, uma coisa é certa: O Senhor virá, nossa existência não é uma aventura ao encontro do nada, trata-se de uma certeza infalível e estar vigilantes significa não se furtar de nenhuma das responsabilidades que Deus nos confiou isso significa empenhar-se decididamente contra a tudo o que impede a felicidade de qualquer pessoa que caminha ao nosso lado: “O que vos digo, digo a todos: Vigiai!"

Um comentário: