quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 04 DE DEZEMBRO DE 2011


HOMILIA PARA O SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO

Leituras: 1ª Leitura - Isaias 40,1-5.9-11; Salmo - Sl 84,9ab-10.11-12.13-14 (R.8);
 2ª Leitura – 2 Pedro 3,8-14; Evangelho - Marcos 1,1-8.


A revolução tecnológica que o mundo vem experimentando com o recurso das chamadas redes sociais acessíveis na rede mundial de computadores (internet) fez surgir um sem número de movimentos sociais, reinvindicatórios e de toda ordem. Em resumo é o que se pode chamar de “força da palavra”. Pois é da força da Palavra que falam as leituras proclamadas neste domingo. Imagine, pois se a palavra humana se mostra com a força que de fato tem, quanto maior é a força da Palavra de Deus, que na sua origem grega significa “DITO E FEITO”.
Assim a Profecia de Isaias faz um apelo comovente: Falai ao coração de Jerusalém
e dizei em alta voz que sua servidão acabou... Sobe a um alto monte,
tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: 'Eis o vosso Deus, eis que o Senhor Deus vem”.
E Pedro escreve renovando a esperança daqueles que aguardavam a vinda iminente do Senhor: Uma coisa vós não podeis desconhecer, caríssimos: para o Senhor, um dia é como mil anos e mil anos como um dia. O Senhor não tarda a cumprir sua promessa, como pensam alguns, achando que demora. Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz”.
Ontem como hoje, para a comunidade que não conheceu Jesus, porque viveu antes dele, ou para os destinatários da carta de Pedro que viveram depois da passagem de Jesus por Jerusalém, ou para cada pessoa nestes novos tempos vale o mesmo convite feito por João Batista: “Preparai o caminho do Senhor, endireitai suas estradas!'' O Senhor estar para chegar.
Reunidos em oração, numa assembleia de escolhidos e amados de Deus, também a Igreja reza neste advento: “Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, e a vossa salvação nos concedei!”.
Reunidos neste segundo domingo do advento, todos são convidados como Maria, voltar à  vida cotidiana sendo  sinal vivo de que o Senhor está no meio do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário