sexta-feira, 27 de junho de 2014

HOMILIA PARA O DIA 29 DE JUNHO DE 2014

SÃO PEDRO, PEDRA FORTE, ROCHA FIRME DO SENHOR...

É frequente, entre nós, conhecer algumas pessoas mais pelo apelido, do que pelo próprio nome. Assim a gente conhece o Sapateiro, o Pedreiro, o Carpinteiro, e etc. Outras vezes o apelido é dado a uma pessoa por causa do seu temperamento, do seu modo de se vestir, falar, andar, e assim por diante.  Uma coisa é certa, quando se pronuncia o apelido, na redondeza, todo mundo sabe de quem se está falando.

Ora, no tempo de Jesus não era muito diferente. Ele mesmo foi chamado de Galileu, de Nazareno, de Filho do Carpinteiro. E Jesus atribuiu aos seus discípulos também alguns apelidos. Simão, ele denominou Pedro, que significa Pedra. Pedro se mostrava turrão. Pra tudo tinha uma resposta na ponta da língua. Era do tipo “cabeça dura”.

No trecho do evangelho de hoje Jesus faz uma pergunta aos discípulos e Pedro não tem dificuldade em responder à queima roupa: “Tu és o messias o Filho do Deus Vivo”. Fala não somente por si, mas em nome de todos.  A firmeza da resposta faz Jesus estabelecer um diálogo e lhe confiar uma responsabilidade:  “Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus".

A figura de Pedro torna-se referência para aqueles que aceitam Jesus Cristo e seu ensinamento. À sombra do exemplo de Pedro os outros discípulos foram, com sua vida, testemunhando Jesus Cristo e anunciando-o por todas as partes.

Paulo, que não conheceu pessoalmente Jesus, mas que o reconheceu no caminho de Damasco, quando caiu do cavalo, vai por todo o mundo conhecido e dá seu testemunho sobre a pessoa e a palavra daquele que foi crucificado e ressuscitado. Fala de Jesus como loucura para alguns  e escândalo para outros. Para ele mesmo Jesus é o que lhe dá forças a quem ele chama de Justo juiz e garante: O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste”.

O mesmo Jesus, que confiou a Pedro o poder de ligar e desligar é o que enviou o anjo pra libertá-lo de Herodes e de toda forma de perseguição.

Neste sentido a Igreja reza em comunhão com todos e oferece ação de graças pelo mesmo testemunho que é dado por tantos homens e mulheres ao longo da história. De modo muito particular neste domingo a Igreja reza com o Papa e pede por ele a fim de que seja fiel testemunha de tudo o que Jesus fez e ensinou e conduza a Igreja seguindo o ensinamento dos apóstolos Pedro e Paulo.


E eis que o Papa que veio do fim do mundo, vem dando lições de um jeito de ser Igreja mais parecida com o modo de ser de Jesus. Suas afirmações dão conta disso: “quem se aproxima da Igreja precisa encontrar as portas abertas e não fiscais de  uma alfândega da fé”.  Também por isso todos são convidados a rezar a fim de que as posições de Francisco sejam compreendidas por todos e enraizadas no amor e na caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário