sexta-feira, 27 de novembro de 2015

HOMILIA PARA O PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO - 2015

ERGAM A CABEÇA, A LIBERTAÇÃO SE APROXIMA

Jeremias, 33,14-16; 1Tessalonicenses 3,12-4,2;
Lucas 21, 25-28. 34-36

Pode-se afirmar que o Papa Francisco é o tipo de pessoa que se pode descrever com a metáfora: “o coração é maior do que o homem”.  Ao mesmo tempo em que chama a atenção sobre atitudes equivocadas em relação à qualidade de vida e ao cuidado com este dom tão precioso, convida todos e cada um a enxergar a vida e o mundo com os olhos da misericórdia. Sua recente encíclica com o título: “Louvado Sejas,” e que trata do cuidado da casa comum, é um documento que aponta o cerne da questão ecológica, ao mesmo tempo Ele fala sobre isso com esperança. No documento o Papa afirma: “O mundo é muito mais do que um problema a ser resolvido, é um mistério que contemplamos na alegria e no louvor”.
A liturgia da Igreja está dando início ao novo ano litúrgico com o primeiro domingo do avento. As leituras escolhidas para este dia se referem também à qualidade de vida e aos modos como as pessoas deveriam proceder para preservar a vida. Jeremias, sendo perseguido e preso por causa da sua condição de profeta, anuncia um temo novo que virá para todos:Naqueles dias, naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra”. São Paulo escreve aos Tessalonicenses dizendo: Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos”.
E o Evangelho começa falando de catástrofes ambientais: Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas”.
Porém a palavra de Jesus não se limita a este anuncio, pelo contrário, propõe uma saída: Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. E termina o evangelho afirmando: Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.
Está claro para todos que a sociedade atual está vivendo todos estes sinais descritos e muitos outros que podem causar medo e desilusão em todas as pessoas.
Para os cristãos, certamente esta não é atitude mais adequada. Sempre e de novo é importante manifestar ao mundo que uma forma diferente de viver é possível e como afirma o Papa: A questão ecológica é vital para a sobrevivência da humanidade e diz respeito a todas as pessoas” Se se quer um mundo sustentável há que se começar pela mudança de pequenos hábitos os quais poderão transformar a vida na sua plenitude.  Para que isso seja possível é importante retomar de novo a oração que se fez no salmo: Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação!”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário