quinta-feira, 22 de março de 2018

HOMILIA PARA O DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR


DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR
BENDITO O QUE VEM EM NOME DO SENHOR

Que a violência existe na sociedade e é muito mais presente do que se imagina é um fato inegável. Que muitas vezes os meios de comunicação são os principais responsáveis pelo aumento ou manutenção de situações de violência também é fácil de perceber. A maneira como a imprensa e as redes sociais fazem chegar ao conhecimento das pessoas as notícias, os fatos e os boatos é uma violência escancarada. Muitos relatos ganham contornos dramáticos que não são entendidos apenas como uma narrativa, mas como um evento que se repete por meio da informação.
Os dois evangelhos deste domingo “são relatos inegavelmente fundamentado em acontecimentos concretos, não é uma simples reportagem jornalística da condenação à morte de um inocente; mas é, sobretudo, uma catequese destinada a apresentar Jesus como o Filho de Deus que aceita cumprir o projeto do Pai, mesmo quando esse projeto passa por um destino de cruz”.
A fala de Isaias, foi desde muito cedo entendida pelos cristãos como se o profeta estivesse falando sobre Jesus, o mesmo que a carta aos filipenses descreve como uma pessoa que soube muito bem colocar-se no seu lugar.
O ensinamento da Palavra de Deus para este domingo de Ramos e da Paixão do Senhor pode ser resumido em poucas palavras: colocar a vida a serviço das pessoas pode parecer um caminho para fracassados. Entretanto, está mais do que claro que para que acreditar em Deus e na sua Palavra é uma condição que “garante a todos que o caminho do dom da vida não é um caminho de “perdedores” e fracassados: o caminho do dom da vida conduz ao sepulcro vazio da manhã de Páscoa, conduz à ressurreição. É um caminho que garante a vitória e a vida plena”. Os cristãos são desafiados a serem Palavra Viva de Deus capaz de chegar ao coração de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário