sexta-feira, 15 de maio de 2020

HOMILIA PARA O DIA 17 DE MAIO DE 2020 - 6º DA PÁSCOA - ANO A


GUARDAR OS MANDAMENTOS E PERMANECER UNIDOS EM JESUS

A situação de pandemia que assolou o mundo inteiro serviu para confirmar a impotência humana diante de uma série de circunstâncias que produzem dor e sofrimento. Como no tempo de Jesus, a situação de medo que tomou conta de todos nestes dias permite compreender que a paixão de Jesus se repete diariamente. Segundo o Papa Francisco é preciso não esquecer que além da COVID 19, o mundo vive ainda pandemias de fome, de guerra, de falta de instrução, de exclusão social, de desrespeito para com a natureza e assim por diante.
A ação dos discípulos descrita na primeira leitura deste domingo serve de estímulo para os cristãos na atualidade: “As multidões seguiam com atenção as coisas que Felipe dizia. E todos unânimes o escutavam, pois viam os milagres que ele fazia”. Como outrora, todos somos chamados a dar testemunho da boa nova de Jesus e da sua ação libertadora que poderá melhor ser compreendida à medida que as pessoas se abrirem para a ação do Espírito Santo e tiverem a liberdade de construir famílias e comunidades verdadeiramente fraternas.
Na segunda leitura Pedro conforta os corações abatidos e sofredores dos destinatários da sua carta: “Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir. Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência”. Recomendando que mostrem seu amor e seu testemunho sereno de fé de tal maneira que assim como Cristo, também seus seguidores façam de suas vidas dom e serviço para o bem de tudo e de todos.
O texto do Evangelho faz parte do discurso de despedida que Jesus realiza na última ceia. A Palavra que Ele tem a dizer é de conforto e certeza que apesar de tudo o que vir acontecer os discípulos não ficarão abandonados: “Se me amais, guardareis os meus mandamentos, e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós”. O que Jesus deixa claro é que a mesma força que Ele recebeu do Pai ao longo da sua vida virá sobre todos aqueles que permanecerem nos seus ensinamentos.
Ora, também para nossas comunidades, diante das dificuldades que se potencializam a cada dia precisa ficar muito claro que o Espírito anima cada pessoa assumir com otimismo e coragem sendo fieis seguidores do Mestre e deixando o Espírito abrir os olhos contra toda mentira e enganação que insiste continuar fazendo parte dos desafios cotidianos. É o Espírito do Senhor que não nos deixa indiferentes diante de todas as pandemias que se alastram pelo mundo.
Amar a Jesus significa abraçar o seu projeto de vida e de defesa da vida com determinação e coragem. Rezemos pedindo a graça de compreender este dom do Espírito Santo derramado em nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário