quinta-feira, 4 de maio de 2023

HOMILIA PARA O DIA 14 DE MAIO DE 2023 - 6º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO A

 NÃO LHES DEIXAREI ÓRFÃOS!

Sentir-se apoiado e amparado diante das situações difíceis que a vida oferece com grande frequência é sempre um consolo e uma espécie de porto seguro. Aliás costuma-se usar a expressão “Porto Seguro” para fazer referência a situações e pessoas que em determinado momento da vida servem de apoio e ajuda quando aparecem as complicações e dificuldades por diferentes causas e motivos.

A Palavra de Deus proclamada na liturgia desse domingo é uma espécie de “porto seguro” ou melhor ainda uma maneira de fazer perceber como Deus age e está presente no cotidiano de modo discreto e tranquilizador.

O texto do Evangelho é parte de uma longa conversa que Jesus tem com seus discípulos na qual ele deixa claro que chegou a hora em que eles mesmos devem alçar voo com suas próprias asas e forças. Obvio que a comunidade dos seguidores ficou perplexa e insegura com a afirmação de Jesus que soa como se fosse um testamento. Jesus conclui a sua fala lhes garantindo presença e cuidado, mas agora de uma maneira diferente daquela que os discípulos tinham experimentado: “Pouco tempo ainda, e o mundo não mais me verá, mas vós me vereis, porque eu vivo e vós vivereis. Não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós. Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco”

Fica claro para os discípulos que sua vida, sua missão e a comunidade que foi constituída por Jesus se tornará a morada de Deus no mundo e que as pessoas irão reconhecer isso mediante o testemunho de suas vidas. Durante sua vida terrena Ele mesmo foi a segurança que os discípulos precisavam e por suas ações se deu a conhecer como o “rosto misericordioso do Pai” a partir de agora será o Espírito Santo quem vai cuidar dos discípulos. Deus continuará sua presença discreta e segura no mundo de uma outra maneira.

O Espírito que o Pai enviará vai agir de duas maneiras: uma conservando a memória e os ensinamentos de Jesus e outra dando segurança aos discípulos na missão que estavam recebendo. Os sofrimentos de Cristo continuam se repetindo na vida de tantas pessoas perto de nós. Muitas vezes nos sentimos impotentes e sofremos de modo desmedido. Vemos que o mundo se organiza muitas vezes de modo egoísta e injusto, mas é certo que o Reino de Deus vai chegar.

A primeira leitura é a prova mais perfeita da presença de Jesus no meio deles que realizam com suas ações e na comunhão de uns com os outros na medida em que a comunidade dos discípulos vive sua fé formando uma grande comunidade que caminha junto e se mostra reunida com o Pai e com Jesus: “Naqueles dias, Felipe desceu a uma cidade da Samaria e anunciou-lhes o Cristo. Os apóstolos, que estavam em Jerusalém, souberam que a Samaria acolhera a Palavra de Deus, e enviaram lá Pedro e João. Chegando ali, oraram pelos habitantes da Samaria, para que recebessem o Espírito Santo”. Os judeus tinham preconceitos em relação aos samaritanos, considerando-os impuros, mas os discípulos mostram como a Igreja nascente não tinha fronteiras e na alegria anunciava a boa noticia de Jesus.

Na carta de Pedro mais uma vez fica clara a intenção do autor que consiste em reanimar a comunidade que vivia confrontada com as hostilidades do mundo. As palavras do apóstolo têm o objetivo claro de estimular os destinatários para mostrar o amor de Jesus Cristo ao mundo mesmo no contexto das perseguições e dificuldades: “Caríssimos: Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo, e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la pedir. Fazei-o, porém, com mansidão e respeito e com boa consciência”.

Estas palavras deixam claro que uma comunidade que vive a comunhão com Jesus e com todos partilhando a mesma fé é uma comunidade que não precisa ter medo porque é na comunhão e solidariedade que todos podem reconhecer a presença de Jesus que se manifesta na força do Espírito Santo renovando todos e cada um. Então sim todos podemos cantar com o salmista:

Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,
cantai salmos a seu nome glorioso!

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário