sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

HOMILIA PARA O DIA 23 DE JANEIRO DE 2011

TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras: Isaias 8,23b – 9,3; Salmo 26(27);
1Coríntios 1,10-13.17; Mateus 4,12-23.

Ninguém melhor do que as vítimas das tragédias da Região Serrana no Rio de Janeiro sabe, nestes dias, o que significa a expressão: “O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz”. Ou seja, cada vez que uma equipe de resgate se aproxima dos sobreviventes e atingidos pela catástrofe os vitimados experimentam uma luz nova em suas vidas, a possibilidade de um novo começo.
Pois foi isso o que representou para o povo do Antigo Testamento as palavras do profeta Isaias cujo texto lemos hoje. Igualmente foi isso o que significou para o sofrido povo que vivia às margens do Mar da Galileia Jesus fixar residência nas suas proximidades.
As tribos, pra quem Isaias escreveu eram escravas dos estrangeiros viviam em condição de sombra, tristeza e morte. Como não poderia deixar de ser a palavra do Profeta é de esperança e de conforto: “O povo que andava nas trevas viu uma grande luz”. E referindo-se a ação de Deus o profeta afirma: “Multiplicaste sua alegria, redobraste sua felicidade, pois a canga que lhes pesava o pescoço foi quebrada”.
Não sem razão nós damos também a resposta com o Salmo: “O Senhor Deus é minha luz e salvação, de quem terei medo? O Senhor me livra de todo o perigo!”.
E se tem alguém que nos garante que essa luz não deixará de Brilhar, essa pessoa se chama Jesus Cristo. É sobre isso que Paulo chama a atenção da comunidade de Corinto, não se apegar e supervalorizar outras verdades e outras palavras, uma só coisa é necessária e fundamento de tudo: A pessoa de Jesus e sua única verdade.
Esta verdade o povo da Galileia havia experimentado quando Jesus foi morar na região, com a chegada de Jesus começam a acontecer os sinais do Reino: “ensinamento, curas, milagres, serviço, testemunho”. É ali que Jesus começa formar sua comunidade chamando os primeiros discípulos, de quem recebe uma resposta categórica e imediata. Feita a proposta: “Venham: eu lhes ensinarei a pescar gente! Imediatamente deixam o mar e a barca e seguem a Jesus”.
Também a nós, em determinados momentos de nossa vida já passamos por situações de provação, de escuridão. Situações em que a “canga” pesou demais sobre nós. Momentos nos quais continuar pescando nos mares que já estávamos habituados em nada parecia vantajoso. Eis que Jesus nos convidou, nós ou por nossos pais aceitamos o convite quando fomos batizados. Ao longo da vida, muitas outras situações se apresentaram nos pedindo novas respostas, novas atitudes, outras decisões.
Aqui estamos Cristãos do século XXI. Celebrando a Eucaristia somos novamente desafiados à conversão, somos uma vez mais desafiados a entrar na dinâmica do Reino. De uma coisa podemos ter certeza: “O Senhor, e somente ele, é luz e salvação”.
Nestes dias, diante de tantas urgências, peçamos a graça de nos fazer sinais do reino, do modo mais autêntico e comprometido com ajuda de seja adequada àqueles que estão experimentando o peso da tragédia e da dor. Que esta Palavra e a Eucaristia nos ensinem o caminho e a resposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário