sexta-feira, 5 de abril de 2024

HOMILIA PARA O DIA 07 DE ABRIL DE 2024 - 2º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO B

 

FELIZES AQUELES QUE ACREDITAM

Na oração inicial deste domingo o padre nos convida a rezar com as seguintes palavras: “Aumentai a graça que nos destes, para que todos compreendam melhor o batismo que nos lavou, o Espírito que nos deu vida nova e o sangue que nos resgatou”.

Esta afirmação tem por objetivo nos ajudar a perceber que os cinquenta dias depois do domingo da páscoa é a oportunidade para fundamentar tudo o que acreditamos colocando Jesus como centro de nossas vidas. A páscoa é um convite para construir valores de comunhão, de fraternidade, de sinodalidade. O tempo é para relativizar os caprichos e vontades pessoais e seguindo o exemplo dos discípulos moldar nossas vidas na vida de Jesus.

Os desafios contemporâneos não são menores que aqueles vivido pelas comunidades primitivas. Mas todos somos desafiados a incluir e construir a paz, a diminuir as desigualdades e fazer triunfar a justiça.

A páscoa nos ensina a esperança e alegria de quem reconhece no testemunho da tantos homens e mulheres que ao longo do tempo compreenderam e viveram a fé que depositavam na pessoa de Jesus Cristo.

O texto dos Atos dos Apóstolos, escrito cerca de 50 anos depois da morte de Jesus, já encontrava comunidade desanimadas e pouco afeitas ao estilo de vida daqueles que conviveram com Jesus. Nesse contexto o autor do livro dos Atos dos apóstolos recorda um modelo de comunidade do início do cristianismo e conclui: “e não havia necessitados entre eles”. Em resumo a proposta de Jesus não foi para os primeiros cristãos uma “conversa de buteco”, mas a instalação de novo estilo de vida comprometendo uns com os outros um amor que partilha e que é solidário.

A carta de João afirma que aquele ama a Deus e aceita Jesus Cristo faz de sua vida um serviço de comunhão e fraternidade afinal todos somos irmãos.

No Evangelho mais uma vez Jesus aparece como o centro da comunidade e somente quem o reconhece, ainda que não o tenha visto fisicamente, tem coragem para enfrentar todas as dificuldades que a vida lhe apresenta. E não há outra forma de ver Jesus se não na prática de caminhar juntos.

De toda forma a proposta do Evangelho é para os que estão na comunidade e para os que estão fora. Todos chamados a inclusão e acolhida. Uns e outros são desafiados e acreditar no testemunho e na palavra: “Felizes os que creram sem ter visto”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário