sexta-feira, 5 de abril de 2024

HOMILIA PARA O DIA 14 DE ABRIL DE 2024 -3º DOMINO DA PÁSCOA - ANO B

 

VOCÊS SERÃO TESTEMUNHAS DE TUDO ISSO!

Dentre as sensações que gostamos de sentir, uma delas é a consciência tranquila e frequentemente dizemos: O melhor travesseiro é uma consciência limpa! Pois o salmo que rezamos hoje nos coloca uma condição fundamental “Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida”!

E a segurança que Deus nos dá passa pelo reconhecimento de quem é Jesus: “Vós matastes o autor da vida, mas Deus o ressuscitou dos mortos”. Na primeira leitura Pedro garante que Jesus está vivo e continua a oferecer-se para todos os que o acolhem. Tanto para os que tramaram a morte de Jesus, como para a sociedade contemporânea Jesus Cristo continua sendo a presença amorosa e misericordiosa de Deus que abre sempre portas e possibilidade para a reconciliação. Jesus não é uma figura do passado. Ele continua vivo e presente nos caminhos do mundo.  Cabe a nós, por nosso estilo de vida facilitar que as pessoas percebam, descubram e façam também eles a experiência do encontro vivo com Jesus vivo!

Na segunda leitura o autor insiste que o encontro com Jesus supõe a capacidade de viver de forma coerente as propostas que Ele apresentou. Apesar dos pecados e fragilidades de cada pessoa somos sempre desafiados a viver os mandamentos de Deus. Em resumo, a possibilidade de viver a comunhão com Deus implica viver a comunhão com as pessoas. Um cristão que gasta todo o seu tempo em muitas rezas e solenes liturgias, mas não tem compaixão das pessoas feridas e abandonas nas estradas da vida, este não entendeu nada sobre o Deus que Jesus revelou com sua vida.

No Evangelho Lucas conta mais uma aparição de Jesus, não faz isso com o objetivo de relatar um fato extraordinário, mas com a finalidade de mostrar como é extraordinária a experiência do encontro com Jesus e deixa claro que o lugar para isso é a comunidade. Naturalmente o reconhecimento do ressuscitado exige um caminho penoso e carregado de dúvidas e incertezas, mas se trata de percorrer com a mente e o coração abertos. Tanto os discípulos de ontem como os cristãos de hoje são convidados a percorrer o mesmo caminho. Tanto para os discípulos de outrora como para cada um de nós é importante ter claro que a iniciativa é sempre d’Ele e que continua sendo o mesmo Jesus que trilhou com os discípulos os caminhos da Palestina de outrora.

O Evangelho se conclui com uma tarefa que se perpetua até hoje: “O Cristo sofrerá
e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia, e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém'. Vós sereis testemunhas de tudo isso".

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário