sexta-feira, 17 de agosto de 2012

MINHA ALMA DÁ GLÓRIAS AO SENHOR

Reflexões a partir da Solenidade a 
Assunção de Nossa Senhora - 2012

As contradições do cotidiano são extraordinárias e despertam perplexidade, medo, curiosidade ao mesmo tempo alegria e esperança. No Brasil vive-se o tempo das eleições municipais com propostas e perspectivas de grandes novidades a partir de 2013. Ao mesmo tempo o Brasil aparece como o país do pleno emprego. Nesta semana Santa Catarina foi apresentada como destaque no país inteiro com a publicação dos altos índices de desenvolvimento e melhora da qualidade da educação báscia no estado. 
Ao mesmo tempo a violência, a corrupção, a impunidade são marcas registradas e repetidas em quase  todos os lugares e relações.
Neste contexto se celebra a Assunção de Maria ao céu. Vitoriosa, a Mãe do Senhor, é reconhecida como interecessora e capaz de servir como exemplo para todos os que vivenciando o cotidiano contraditório quer ao mesmo tempo ser fiel a Deus e a seu projeto de vida.
A primeira leitura prevista para a liturgia do domingo da Assunção de Maria traz a intrigante narrativa da mulher do Apocalipse. Com todas as contradições narrativas a Mulher é vencedora e merecedora da Graça e da escolha de Deus.
Desde muito cedo a Igreja interpretou a figura do Apocalipse associada à pessoa de Maria, cuja vitória foi também sentida e experimentada por ela e por toda a comundiade que conviveu com o Filho Jesus. 
Não sem razão o Evangelho conta o econtro de Maria com a Izabel e a fantástica proclamação da crença que a Mãe do Senhor confirma como ação de Deus em sua vida.
Os sinais do Reino, descritos na carta aos Coríntios podem ser equiparados ao que se vive na atualidade e de uma coisa é possível ter certeza: "Se atentos às coisas do alto será possível a todos participar da Glória dos que já vivem junto de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário