sábado, 19 de outubro de 2019

HOMILIA PARA O DIA 20 DE OUTUBRO DE 2019 - 29 º COMUM - ANO C


DO SENHOR É QUE VEM O SOCORRO
As relações humanas da atualidade são marcadas pela tecnologia, o nosso tempo é chamado de Era da Informação, Era Digital, Terceira Revolução Industrial. Todos esses nomes para designar a necessidade que se criou de estar conectado 24 horas por dia. Em qualquer espaço público uma das informações indispensáveis é a “senha da internet”. Dá a impressão que se não estivermos conectados estamos fora do mundo.
A Palavra de Deus deste domingo nos mostra como uma comunicação eficaz e como estar conectado com Ele modificou a vida e a história de muitas gerações e pode modificar também a nossa. A primeira leitura conta de um modo amedrontador como o povo de Israel, na caminhada do deserto, venceu uma dura batalha. O que é importante no relato não é batalha, nem a vitória. O que conta é como por meio de Moises, Aarão e Hur o povo se manteve ligado a Deus. Enquanto aqueles estavam em sintonia com Deus nenhuma batalha era invencível: “E, enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia”; Quando perdia a conexão os adversários venciam: “quando abaixava a mão, vencia Amalec”. Ora, pensemos no nosso dia a dia quantas vezes tivemos “duras batalhas” e sempre que fomos ajudados por Deus e pelos amigos d’Ele apesar das dificuldades sempre tivemos êxito, ainda que isso não fosse com a velocidade e no tempo que nós esperávamos.
A história do juiz injusto e da viúva insistente tem por objetivo mostrar como Deus não é surdo ao nosso clamor e cego ao sofrimento do povo: “'Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: `Faze-me justiça contra o meu adversário!” A insistência da viúva quer ajudar a perceber como Deus ama e tem um projeto para atender a todos, resta ter a coragem e a determinação de não desistir diante das dificuldades, porque: “Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa”. Cabe a cada pessoa descobrir Deus e reconhecer sua ação por meio da oração e do diálogo perseverante.
São Paulo volta a insistir com seu amigo que o encontro com Deus é a maneira mais extraordinária de vencer todas as dificuldades e provações da vida: “Caríssimo, permanece firme naquilo que aprendeste e aceitaste como verdade; tu sabes de quem o aprendeste. Desde a infância conheces as Sagradas Escrituras:
elas têm o poder de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé em Cristo Jesus”.
E o encontro se dá por meio da Palavra que indica a direção a ser seguida por quem quer garantir vida plena: “eu te peço com insistência: proclama a palavra, insiste com toda a paciência e doutrina”.
Em resumo, para que as dificuldades e provações do mundo atual não nos deixem no desespero e na revolta é preciso garantir sempre a comunhão, a intimidade, o diálogo, a conexão com Deus. Isso se dá na oração, nas obras de misericórdia, na prática da justiça e quando agimos assim vemos perceber que Deus não é surdo, cego e indiferente aos sofrimentos.  Pode até não agir na proporção do nosso tempo e das soluções que nós julgamos adequadas para cada situação, mas age sempre.  Conectados com Ele todas as duras batalhas da vida terminam em final feliz.
Desta maneira fica mais fácil compreender o que cantamos no salmo:
Do Senhor é que me vem o meu socorro,
do Senhor que fez o céu e fez a terra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário