terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

HOMILIA PARA O DIA 26 DE FEVEREIRO DE 2020 - QUARTA FEIRA DE CINZAS - ANO A


O SENHOR PURIFICA OS CORAÇÕES ARREPENDIDOS

Ano após ano a Igreja repropõe o tempo da quaresma como oportunidade para fortalecer a conversão por meio da penitência.  Duas atitudes são recomendadas como auxílio para o tempo da quaresma: Jejum e abstinência. Claro que estas duas ações por si mesmas não significam muito para a mudança de vida que este tempo sugere. Neste sentido ganha importância a Campanha da Fraternidade que neste ano tem como lema: “viu, sentiu compaixão e cuidou...” A penitência sugerida ganha importância quando leva as pessoas a ter atitudes que mostrem sua conversão. Como se ouve na primeira leitura da quarta feira de cinzas: “Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração,
com jejuns, lágrimas e gemidos; rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus”.
E não se trata de fazer qualquer atitude regada de publicidade para provar que se está fazendo mostrando sua capacidade e generosidade. Esta forma de fazer penitência também não é agradável a Deus e para nada serve: Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa”.
Jesus não faz uma advertência gratuita, Ele bem sabe que é próprio da natureza humana gostar de elogios e de glórias mundanas. A condição humana tem entre seus limites correr atrás da fama, da glória, dos elogios e assim por diante. Mas Jesus deixa bem claro que a conversão para Deus exige antes conversão para as pessoas. Esse é também o convite da Campanha da Fraternidade quando afirma que não basta ver o sofrimento que está perto de nós e que atinge a todos, ver e sentir compaixão exige a atitude do samaritano do Evangelho: Aproximar-se daqueles que sofrem e cuidar deles.
Em resumo o Jejum e a esmola são a repetição das palavras de São Paulo: Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus”.
Se assim fizermos poderemos rezar com mais firmeza o salmo previsto para a quaresma:
Criai em mim um coração que seja puro,
dai-me de novo um espírito decidido.
Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!

Dai-me de novo a alegria de ser salvo
e confirmai-me com espírito generoso!
Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,
e minha boca anunciará vosso louvor! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário