quarta-feira, 24 de novembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 28 DE NOVEMBRO DE 2021 - 1º DOMINGO DO ADVENTO - ANO C

 

CONDUZIDOS PELA VERDADE DO SENHOR

Na liturgia da Igreja o advento é a retomada da esperança na convicção que a vinda do Senhor transformará a humanidade inteira. As realidades narradas nas três leituras deste domingo não se diferenciam da situação contemporânea ao mesmo tempo em que apresentam uma alternativa para transformar a situação de tristeza e sofrimento em fecundidade e bem-estar.

Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros para a casa de Israel e para a casa de Judá”. A promessa do profeta não é outra coisa senão a afirmação da fidelidade de Deus na relação com o seu povo.

Naquele tempo, farei brotar de Davi a semente da justiça, que fará valer a lei e a justiça na terra”. E todos reconhecerão “O Senhor é a nossa Justiça”.  As palavras justiça e direito garantem que nos novos tempos estas duas realidades irão garantir a paz e a prosperidade desejada. A leitura é um convite a reconstruir na esperança!

Tessalonicenses é uma das comunidades fundadas por São Paulo e que experimentou inúmeras dificuldades, mas que apesar de todas as provações não se deixou vencer pelo medo e o desânimo. A atitude dos cristãos de tessalônica é a prova da concretização do que havia dito o profeta na primeira leitura: Deus construiu no coração deles a convicção que devem esperar com confiança a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo: “O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos”.

Quando Lucas escreveu o seu evangelho, ainda estava muito presente na lembrança da comunidade a destruição de Jerusalém e do Templo, apesar disso ele anuncia: “Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

A mensagem do Evangelho é clara: A vida será sempre marcada pelo sofrimento, pelas provações, pelas dificuldades, entretanto para quem acredita na pessoa e na doutrina de Jesus não será preciso perder a coragem. A justiça e a paz sempre vencerão e uma nova experiência poderá ser vivida.

Naturalmente que não se pode fazer de conta que nada não é da nossa conta ou que nada temos com isso: “Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida... para ficardes em pé diante do Filho do Homem”.

Nosso cotidiano é marcado por inúmeras formas de agressão e destruição da vida e da qualidade da vida. A Palavra de Deus nos abre uma porta de esperança: “Quando estas coisas começarem a acontecer,
levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”.

O advento é um convite para reconstruir os caminhos que nos aproximem de Cristo. Em meio as trevas que envolvem o cotidiano o tempo é de levantar a cabeça!

Não nos deixemos abater, a caminhada cristã é uma construção diária. O cristão não pode se considerar uma pessoa perfeita, que se conforma com aquilo que já fez e se instala na mediocridade, pelo contrário está sempre atento e disposto a dar respostas novas para novos desafios confiando-se ao Senhor como cantamos no salmo:

Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos,*
e fazei-me conhecer a vossa estrada!
5Vossa verdade me oriente e me conduza,
porque sois o Deus da minha salvação! R.

8O Senhor é piedade e retidão,*
e reconduz ao bom caminho os pecadores.
9Ele dirige os humildes na justiça,*
e aos pobres ele ensina o seu caminho. R.

10Verdade e amor são os caminhos do Senhor*
para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.
14O Senhor se torna íntimo aos que o temem
e lhes dá a conhecer sua Aliança. R.

Nenhum comentário:

Postar um comentário