terça-feira, 9 de novembro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 14 DE NOVEMBRO DE 2021 - 33º COMUM - ANO B

 

OS TEMPOS DE DEUS

Duas coisas costumam chamar atenção de qualquer pessoa nas andanças de cada dia. De um lado a suntuosidade das construções, a arquitetura das edificações faraônicas de nossas cidades, incluindo nelas as igrejas e templos das mais diversas manifestações de fé. De outro lado a pobreza e a miserabilidade das multidões famintas dispersas por toda parte, sofridas nas intermináveis filas de atendimento da previdência social, dos postos de saúde e hospitais por toda parte. Vendo essas duas situações nos damos conta que a comparação que Jesus faz entre a videira e a segunda vinda do Filho de Deus no fim dos tempos é um convite para que tenhamos cuidado com os reinos passageiros e que não facilitemos quando se trata de agir com humanidade e de humanizar as relações preparando-nos cada dia para vinda do Reino de Deus.

Todos somos convidados a ultrapassar a barreira das noites escuras do mundo em uma aurora de vida sem fim. Essa é a mensagem da primeira leitura: “Naquele tempo, muitos dos que dormem no pó da terra, despertarão, os que tiverem sido sábios, brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude, brilharão como as estrelas, por toda a eternidade”. Esta é a esperança que todos podemos cultivar a cada dia.

Que Jesus veio ao mundo para “fazer a vontade de Pai” é uma verdade que os cristãos têm suficiente clareza. Toda a vida e as ações de Jesus tiveram por objetivo ensinar e estimular as pessoas repetir diariamente as mesmas atitudes de Jesus: “Cristo sentou-se para sempre à direita de Deus, levou à perfeição definitiva os que ele santifica”.

Ele sentado à direita do Pai é o testemunho mais evidente para todos os que querem ter o mesmo destino, ou seja, viver com fidelidade e coerência todos os compromissos que assumimos no dia do nosso batismo. Não ter medo de enfrentar as dificuldades e provações que a vida nos apresenta cada dia.

No Evangelho Jesus deixa claro que o mais importante não é definir o tempo exato em que as coisas antigas ficarão no esquecimento, mas ter confiança e prestar atenção aos sinais que fazem reconhecer um novo tempo.

Os tempos e lugares nos quais as fraquezas e fragilidades deixarão de acontecer não são importantes, a única certeza que todos podemos ter é que Deus fará acontecer um tempo novo, da nossa parte como os discípulos de outrora resta que fiquemos preparados e vigilantes Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra”.

A certeza da presença de Deus nos faz caminhar na confiança e nos permite olhar o mundo com esperança. Na condição de discípulos e discípulas de Jesus não podemos ser profetas da desgraça nem tampouco fazer de conta que não enxergamos as noites escuras que rondam a nossa existência.

          Quando se trata de noites escuras é preciso trazer presente a intuição do Papa Francisco que nos convida a enxergar nossos pobres e a pobreza: “A fé nos impulsiona a juntos sonhamos e trabalharmos por um mundo onde a pobreza seja superada. Não podemos nos acostumar com a pobreza e nos tornarmos indiferentes aos pobres”

Filhos e filhas de Deus somos chamados a espalhar a serenidade e a alegria na certeza de que quem dirige a história humana é Deus e que a salvação não é reservada a um grupo privilegiado, mas que o Filho do Homem abriu espaço para toda a comunidade. Isso significa a não ter indiferença frente ao sofrimento das pessoas em situação de vulnerabilidade e à crescente pobreza socioeconômica que assola mais 51,9 milhões de brasileiros e brasileiras. Não é lícito que fiquemos de braços cruzados esperando que o os novos tempos cheguem de forma milagrosa, a palavra de Jesus tem por objetivo abrir os nossos corações: “Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário