sexta-feira, 29 de outubro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 03 DE NOVEMBRO DE 2021 - AÇÃO DE GRAÇAS NOS 31 ANOS DE ORDENAÇÃO PRESBITERAL - ANO B

 

ESCOLHER SEM MEDO

Ao externar minha gratidão a Deus pelo dom da vocação e o exercício do ministério faço com um exame de consciência a partir das palavras de São Paulo: “Não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, - pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei” ao longo desses 31 anos tenho consciência de haver procurado cumprir com seriedade a missão que me foi confiada, entretanto, as fragilidades humanas nem sempre me permitiram saldar a dívida recomendada na carta aos Romanos: o amor é o cumprimento perfeito da Lei”.

E o amor ao próximo se revela na disponibilidade integral capaz de abandonar todas as seguranças, vontades e certezas. Para continuar a tarefa de “servir na alegria e na caridade” peço que o Senhor me conceda sabedoria e discernimento capaz de amar sem medida colocando-me inteiramente a serviço da justiça, do amor e da solidariedade.

Recordando o apelo do Papa Francisco na Carta Alegria do Evangelho, peço oração de vocês para que eu seja livre da tentação de me “fechar em um grupo de elite que não sai a procura dos que andam perdidos nem das imensas multidões sedentas de Cristo. Que eu não perca o ardor evangélico” (EG 95), antes que Deus me dê a coragem que pede o Papa Francisco na mesma carta: “Sonho com uma escolha missionária, capaz de transformar tudo para que os costumes, os estilos, os horários, a linguagem e toda a vida da Igreja se tornem um canal eficiente para a evangelização do mundo atual” (Eg 27).

Isto significa carregar a cruz atrás de Jesus, planejar com Ele para dar conta de tudo aquilo que nos propomos fazer, daí sim poderei rezar sempre: Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário