quarta-feira, 6 de outubro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 10 DE OUTUBRO DE 2021 - 28º COMUM - ANO B

 

DAI AO NOSSO CORAÇÃO

As palavras visão, missão e objetivo fazem parte da vida de todas as pessoas e com muito mais intensidade nestes tempos de transformações rápidas e de modernidade liquida. Nestas circunstâncias ainda mais as pessoas procuram ajuda, conselho e opinião para suas decisões e escolhas. Entretanto, nem sempre procuram o conselheiro e a opinião mais segura para tomar decisões importantes e decisivas em suas vidas.

As leituras deste domingo apontam alternativas seguras quando uma pessoa quer errar menos e correr menor risco em relação às suas escolhas. A Palavra de Deus nos recorda o provérbio popular: “Nem tudo o que reluz é ouro” e que uma correta visão de mundo e missão de acordo com aquilo que se acredita implica também em renunciar certas propostas e outros caminhos.

O autor do livro da Sabedoria, na primeira leitura, é categórico em afirmar que a única e verdadeira sabedoria vem de Deus e só por meio dela será possível tomar decisões acertadas. A sabedoria é um dom que Deus dá gratuitamente, porém para isso é necessário um coração e uma vida abertos e acolhedores que reconheça a finitude da própria existência e não se julgue autossuficiente e capaz de prescindir de Deus e dos seus dons. A leitura é um convite a colocar na hierarquia correta os valores sobre os quais construímos nossa visão de mundo e nossa missão nele: “Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e diante dela, a prata, será como a lama”.

No Evangelho, a pessoa que se ajoelha diante de Jesus em nada se compara aos fariseus e doutores da lei que vinham com propostas embaraçosas para colocar Jesus a prova. Este se ajoelha e o chama de bom e de mestre e coloca pra Jesus questões que o inquietam ao mesmo tempo pede uma luz para o mais alto objetivo da sua vida, ou seja, quer saber qual sua verdadeira missão no mundo.

Jesus reconhece a honestidade e a sinceridade da pessoa que lhe apresenta o pedido remetendo-lhe à lei de Moisés a qual o interlocutor garante conhecer e cumprir fielmente. Diante dessa afirmativa Jesus o desafia a dar um passo maior: Já não se trata somente de ganhar a vida eterna, mas ser participante do reino desde essa vida, como Ele vai dizer depois aos discípulos: ‘Vai vende o que tens e dá aos pobres depois vem e segue-me”.

A visão de mundo e a missão que Jesus lhe apresenta implicam partilha, solidariedade, doação fazer essas escolhas garante o que todos terão ainda nesta vida:  Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do Evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições e, no mundo futuro, a vida eterna”.

A vida eterna é um dom gratuito de Deus que nós começamos a vivenciar à medida que deixamos a nossa bolha de segurança dos falsos e efêmeros valores desse mundo para entrar na dinâmica da compaixão e da lógica de Deus. Em resumo podemos dizer que a vida eterna se compara ao provérbio popular: “Na cama que você fizer, nela se deitará”.

E ninguém melhor do que compreender e aceitar a Palavra de Deus, como nos mostra a carta aos Hebreus, pode ajudar as pessoas a discernir entre o bem e o mal o caminho correto e as escolhas eficazes: “A Palavra de Deus é viva, eficaz. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas”.

Peçamos a graça de compreender a Palavra que ouvimos, nos deixar moldar pela oração que fazemos e alimentados pela Eucaristia que recebemos compreender com precisão qual é nossa missão purificando a visão e os objetivos que temos para nossa existência no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário