sexta-feira, 29 de outubro de 2021

HOMILIA PARA O DIA 07 DE NOVEMBRO DE 2021 - DOMINGO DE TODOS OS SANTOS - ANO B

 MÃOS PURAS E CORAÇÃO INOCENTE

Quando falamos a palavra Santo e Santidade nos vem à mente uma infinita lista de situações e pessoas para as quais costumamos aplicar este adjetivo. Neste domingo em que a Igreja nos convida a celebrar todos os Santos a Palavra de Deus sugerida para a liturgia nos ajuda aperfeiçoar e simplificar o significado e a maneira como é possível ser Santo e o caminho para se chegar a santidade.
O livro do Apocalipse nos diz que Santos “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro". Em outras palavras a Santidade é um caminho que se cosntroi em meio as fragilidades da vida quando não perdemos o foco daquele que derramou o seu sangue para nos garantir a salvação.
De uma coisa é certa Deus nos fez seus filhos e nos predestinou a alcançarmos a santidade sendo esse caminho um processo que começa no dia do nosso batismo: “Caríssimos, vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos”.
Alcançar a santidade significa percorrer caminhos que nem sempre são os habituais deste mundo. As bem-aventuranças que ouvimos no Evangelho são um caminho para santidade e sobre elas o Papa Francisco declarou no documento Alegrai-vos e exultai!
Quando a riqueza desmorona então sim é que se percebe o caminho da santidade;
Quando a inimizade, o orgulho e a vaidade cedem lugar a mansidão aí está a santidade;
Quando temos a coragem de partilhar, compartilhar e se solidarizar com o sofrimento alheio começamos a trilhar a estrada da santidade;
Quando não temos medo de praticar a justiça, mesmo no meio da incompreensão e das injustiças, isso é santidade;
Quando somos capazes de perdoar e agir sempre com misericórdia, estamos no caminho da santidade;
Quando amamos com gestos e atitudes mais do que com palavras, isso é santidade;
Quando não somos causa de conflito e nem de incompreensão, antes construímos ponte em vez de muros, estamos na estrada da santidade;
Quando não nos acomodamos na mediocridade, mas nos dispomos gastar nossa vida por causas que valham a pena, isso é santidade.
Ser santo não é, necessariamente revirar os olhos e inclinar a cabeça em supostos êxitos, mas quando fazemos isso e também agimos com misericórdia encontrando e reconhecendo Deus nas pessoas.
O salmo que nós rezamos neste domingo é uma síntese do que é o caminho da santidade: Quem tem mãos puras e inocente coração,
quem não dirige sua mente para o crime. Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador".
 É assim a geração dos que procuram o Senhor!

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário