sexta-feira, 21 de abril de 2023

HOMILIA PARA O DIA 23 DE ABRIL DE 2023 - 3º DOMINGO DA PÁSCOA - ANO A

 

PARTIR E REPARTIR O PÃO PARA RECONHECER JESUS

 

Não são raras nossas experiências de frustração e desencanto. Frequentemente vemos nossos sonhos se desfazerem como bolhas de sabão. Desiludidos diante destas situações resta nos lamentar e partilhar com outros que experimentam a mesma sensação de perdas e sofrimentos.

Situação de desolação é a que vivia a comunidade dos seguidores de Jesus depois da sua morte. O Texto do Evangelho de hoje, Lucas escreveu quase 50 anos depois da morte de Jesus. Recuperando um fato contado de boca o autor tem a intenção de reanimar a comunidade do seu tempo que estava atravessando mais uma das grandes crises e provações.

O que merece ser destacado no Evangelho é a maneira como se dá o encontro de Jesus com os desiludidos discípulos que caminhavam sem rumo depois da sua morte. Duas coisas são fundamentais: Recordar a Palavra de Deus transmitida por Moisés e os profetas e partir e repartir o pão como ensinou Jesus.

A maneira como Jesus lhes recordou a escritura fez arder o coração e a lição da partilha lhes fez reconhecer Jesus enchendo-os de coragem para retomar a vida e a tarefa que haviam abandonado: “Então disseram um para o outro: Não estava o nosso coração ardendo quando nos explicava as escrituras pelo caminho? No mesmo instante voltaram para Jerusalém e, encontrando os outros reunidos disseram: Nós vimos o Senhor”!

Também para nós serve a lição: As desilusões e fracassos da vida são superados quando aprendemos com Jesus a lição da partilha. Jesus continua caminhando conosco, para que nossos olhos se abram resta-nos aprender a lição da fraternidade. Muitas vezes sonhamos com coisas extraordinárias e intervenções espetaculares, esta não é a lógica de Deus. Ele caminha ao nosso lado nas estradas do mundo se o reconhecemos nossos sonhos não serão frustrações e devaneios.

A primeira leitura reafirma a ideia de um messias que passou pelo mundo realizando gestos que testemunhavam o jeito de ser de Deus, por causa disso foi condenado e morto, mas Deus o ressuscitou: “Gente de Israel, ouçam estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem em quem Deus confiava e que provou isso por meio de milagres e sinais realizados no meio de todos, apesar disso foi condenado a morte de uma maneira perversa. Mas, Deus o ressuscitou livrando-o dos laços da morte”.  Tal como Pedro cada cristão do nosso tempo é convidado a testemunhar Jesus no mundo de hoje.

Na segunda leitura, o autor da carta de Pedro nos convida a reconhecer o amor de Deus pelo mundo que se revelou na cruz de Jesus. A carta é um convite para manter a fidelidade e a firmeza da fé apesar das hostilidades e sofrimentos presentes em todos os tempos: “Lembrem-se que não foi com coisas corruptíveis, nem com ouro e prata que Deus se deu a conhecer, mas pelo sangue derramado na cruz”. Portanto sejam firmes na esperança, no amor, na solidariedade. Vivam com alegria, coragem e coerência aquilo que acreditam.

Então sim podemos cantar:

Mostrai-me Senhor o Caminho da vida!

Bendigo o Senhor por me ter aconselhado,
até de noite me inspira interiormente.
O Senhor está sempre na minha presença,
com Ele a meu lado não vacilarei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário