sexta-feira, 9 de abril de 2010

HOMILIA PARA O DIA 11 DE ABRIL 2010

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA

Leituras: Atos5,12-16; Salmo 117(118);
Apocalipse 1, 9-13.17-19; João 20,19-31.

Normalmente quando um acontecimento é importante para nós marcamos a data e recordamos o fato de modo bastante significativo. Isso vale para o aniversário da pessoa que a gente quer bem, a data da formatura, do casamento,etc... Recordar a data que algo nos aconteceu é uma forma de reviver o fato no cotidiano da história.
A mesma situação foi vivida pela comunidade dos discípulos de Jesus. O primeiro dia da semana se tornou uma data importante. Recordando a Ressurreição de Jesus eles passaram a se reunir neste dia. Juntos faziam memória de tudo o que haviam aprendido e vivido na companhia de Jesus.
Este fato se tornou tão importante que pouco tempo depois recebeu o nome de Domingo, que quer dizer: Dia do Senhor! Desde aquele tempo nós continuamos celebrando a ressurreição de Jesus e nos reunimos de domingo a domingo para fazer memória deste extraordinário acontecimento pascal.
As leituras deste segundo domingo da páscoa nos ajudam a compreender melhor o sentido da reunião e da missão. No evangelho temos a narrativa de um encontro dos discípulos, ocasião em que recordavam os ensinamentos do mestre. Dentre eles um não estava.
Jesus aparece, se dá a conhecer, anuncia o seu mais excelso desejo: A paz esteja com vocês. Como o Pai me enviou eu também envio vocês. E os discípulos se alegraram e contaram para todos o que lhes tinha acontecido.
Tomé não acreditou. Uma semana depois Jesus reaparece, agora Tomé está aí e Jesus lhe confia a missão e faz a devida advertência: Você acreditou porque viu!
As lições da liturgia deste domingo estão nesta direção para nossas comunidades: Primeiro: O domingo é o dia do Senhor, o dia da reunião dos irmãos e nada deverá nos desviar deste importante e necessário encontro; Segundo: é na reunião que experimentamos o Dom de Deus: A Paz esteja com vocês! Terceiro: somos também enviados em missão em vista de um mundo melhor e que experimente também o que Deus tem a oferecer por nosso intermédio.
Quarto: longe da comunidade reconhecer Jesus fica quase impossível.
Peçamos a graça de nunca negligenciar o domingo e o que dele podemos usufruir na medida que nos reunimos com a comunidade para celebrar o Senhor.
Que esta Palavra e a Eucaristia sejam nossa força na jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário