sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

DONA ESMERALDA - A BENZEDEIRA

BENZER, ABENÇOAR, BENDIZER...
De repente...
Ecoa no interior da casa a batida de mãos de alguém quase desesperado no portão. Pela fresta da Janela D. Esmeralda dá uma “espiadinha” e lá de fora uma voz grita forte: “Aqui é a casa de D. Esmeralda, a benzendeira?”  Sim! -  Responde a Senhora de cabelos grisalhos, passos mansos, olhar sereno do alto dos seus mais de 70 anos. – E continua, “entre meu filho, o que há com você?” A voz quase desesperada explica porque foi lhe sugerido procurar por D. Esmeralda– a benzedeira.Esta cena se repete dezenas vezes aos dia e outras tantas chamadas ao telefone.
Mas o que há de extraordinário nesta Senhora?
Antes de tudo é importante compreender o significado da palavra bênção. Em resumo, abençoar significa “dizer uma Boa Palavra”.  Ela pode ser dita pelo ser humano a Deus, como também pode ser de Deus proferida para a humanidade.
Na Bíblia nós encontramos diversas orações de bênçãos. Uma das mais antigas está no Livro do Gênesis, capítulo 12, versículo 3: “Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma benção para os outros. E por seu intermédio eu abençoarei todos os povos do mundo”.  Logo adiante, no Livro dos Números,  capítulo 6, versículos 22 a 26 lemos assim: “Fale com Arão e com os seus filhos, diga-lhes que abençoem o povo de Israel do seguinte modo: Que o Senhor os abençoe e os guarde; que o Senhor os trate com bondade e misericórdia; que o Senhor olhe para vocês com amor e lhes dê a paz”.
Não apenas por curiosidade, mas porque acreditamos mesmo no poder da “Boa Palavra” nós também nos dirigimos à “D. Esmeralda – A Benzedeira”  e perguntamos:
Desde quando a  Senhora aprendeu a Abençoar?
Meu Filho vou falar só para você, mas isso é um Dom do Espírito Santo!
E o que a Senhora diz quando abençoa?
Meu Filho, eu rezo, assim como você faz na missa!
Com estas poucas palavras, não parece difícil de compreender que “D. Esmeralda  - A Benzedeira” é uma pessoa de Deus, certamente nela se cumprem as palavras ditas a Abrão. Também eu pedi também uma bênção. Disse-me ela, “onde dói Padre?” Mostrei-lhe a região lombar, fez-me sentar com a região dolorida voltada para o seu olhar, pôs o copo com água sobre a minha cabeça, rezou em silêncio, traçou sobre mim o sinal da cruz e sentenciou: “Pode ir meu Filho, amanhã eu rezo de novo por você, isso que sentes é uma friagem e vai melhorar com certeza”.
Ao despedir-me, mais uma surpresa. D. Esmeralda – A Benzedeira -  põe sobre a mesa um copo com água e me faz o pedido: “Padre agora o Senhor abençoa a minha casa!” 
Por acaso, se pode dizer que há alguma diferença entre a bênção dada pelo padre e a bênção dada por D. Esmeralda?
Meu Filho, eu rezo assim como você faz na missa...

Tenho recebido muitas solicitações para fornecer o telefone de D. Esmeralda, com autorização dela mesma está aqui disponibilizado: 43 35282251.



Um comentário:

  1. "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, ali eu estarei."
    Mt 18, 20...

    ...e assim no silêncio, na benzedeira ou na missa......é preciso crer, ter fé e receber as graças do Espírito Santo que nos são dadas diariamente.
    Linda história Padre.

    ResponderExcluir