terça-feira, 10 de janeiro de 2012

HOMILIA PARA O DIA 15 DE JANEIRO 2012

2º  DOMINGO DO TEMPO COMUM

Leituras: 1ª Leitura - 1Samuel 3,3b-10.19; Salmo -  39,2.4ab.7-8a.8b-9.10 (R.8a.9a);
 2ª Leitura - 1Coríntios 6,13c-15a.17-20; Evangelho - João 1,35-42

É bastante comum e faz parte das primeiras palavras de familiarização com alguém que se conhece ou que se está prestes de conhecer, procurar identificar sua procedência, seu destino, seu endereço, suas habilidades e assim por diante. Em outras palavras o encontro com alguém sempre supõe abertura e capacidade para o diálogo, com respeito mútuo pela condição daqueles que se encontram.
É neste sentido  que se pode compreender melhor a Liturgia da Palavra deste domingo.  Na leitura de Samuel, o rapaz não tem tranqüilidade enquanto não identifica a voz daquele que lhe chama. Não consegue dormir sossegado, preocupado em responder com prontidão à voz que ouve sem compreender de onde vem. Somente quando o sacerdote Eli lhe ajuda a identificar o chamado então o rapaz se acalma e percebe a presença da Deus na sua vida bem como reconhece o teor da sua missão.
Neste sentido também a Igreja canta com o salmista: “Eis que venho ó Pai para fazer vossa vontade”. Isto é, compreende que a vida de todos está nas mãos de Deus, ou que antes de tudo  e de qualquer outra coisa está Deus, como princípio primeiro e  guia de tudo e de todos.
Por isso mesmo São Paulo recomenda aos cristãos de Corinto, que tenham cuidado para com a obra criada por Deus. Acima de tudo respeito para consigo mesmo e obviamente com todos os demais. São Paulo concluiu: “De fato, fostes comprados, e por preço muito alto. Então, glorificai a Deus com o vosso corpo”. Isto significa dizer não se pode fazer pouco caso daquilo que custou muito, neste caso a pessoa humana e os méritos que Jesus garantiu a todos.
E finalmente ao identificar quem é Jesus e apresentá-lo aos discípulos com a respectiva missão, João Batista, não apenas reconhece quem Ele é como também afirma porque Ele Veio.  “Eis o Cordeiro de Deus”. Os dois que se aproximam de Jesus e lhe perguntam sobre sua morada, querem muito mais do que saber dados elementares, estão interessados e fazer parte da missão e da oportunidade que a pessoa de Jesus pode lhes oferecer.
Foram e ficaram com Jesus! E o resultado dispensa outros comentários e considerações, basta apenas resumir: Suas vidas nunca mais foram as mesmas.
Neste sentido a Igreja que se reúne para ver e ouvir Jesus e o faz mediante a celebração da Palavra e da Eucaristia, igualmente não poderá se furtar à missão de igualmente mostrar Jesus ao mundo e é convidada a fazê-lo pelo seu testemunho de acolhida e de coragem para estar com ele onde quer que seja necessário.
Que a Eucaristia celebrada e a Palavra ouvida com a oração da Igreja faça de todos e de cada um fiel discípulos capaz de fazê-lo ser reconhecido por palavras e por atos.
Adicionar legenda

Nenhum comentário:

Postar um comentário