sexta-feira, 22 de março de 2024

HOMILIA PARA O DIA 31 DE MARÇO DE 2024 - DOMINGO DA PÁSCOA - ANO B

 


PERSEVERAR NA BUSCA DO DIVINO

 

Celebrar o Domingo da Páscoa é reiterar a convicção de que condições melhores são possíveis para a vida de todos. Tanto no imaginário popular quanto no comércio, os símbolos utilizados para a Páscoa estão carregados de significado simbólico que apontam para a abundância da vida.

São João Crisóstomo, que viveu por volta do século IV d.C., observou: "Percebo que nossa assembleia está mais resplandecente hoje do que de costume, e que a Igreja de Deus exulta por causa de seus filhos".

O próximo passo para os cristãos é testemunhar com a vida e com a palavra, assim como fizeram os apóstolos ao reconhecerem o Ressuscitado, como afirmou Pedro na primeira leitura: "Nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez na terra dos judeus e em Jerusalém. Eles o mataram, pregando-o numa cruz. Mas Deus o ressuscitou no terceiro dia". Ou como enfatizou São Paulo: "Ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às terrenas".

Ao se depararem com o túmulo vazio, os amigos de Jesus perceberam que ali não havia espaço para a morte e a tristeza. Como registra o Evangelho: "João viu e acreditou... Jesus está vivo, embora ainda não tenham compreendido plenamente o significado da ressurreição dos mortos".

Assim como ontem, hoje, a ressurreição de Jesus continua sendo o evento mais extraordinário, alimentando a esperança e abrindo caminho para uma nova vida. À medida que se crê nas palavras do Evangelho, cada pessoa é convidada a celebrar a Páscoa, deixando-se transformar por essa verdade, sem medo de amar a Deus na pessoa de cada irmão e sem hesitar em proclamar com a boca aquilo que se vive com o coração.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário