quinta-feira, 7 de março de 2024

HOMILIA PARA O DIA 10 DE MARÇO 2024 - QUARTO DOMINGO DA QUARESMA - ANO B

 

NADA, NEM NINGUÉM NOS FAÇA

ESQUECER O VERDADEIRO DEUS!

Não é raro que a gente use as palavras: Escuridão e noite, para indicar que estamos diante de algum problema de difícil resolução. Os problemas e dificuldades muitas vezes se avolumam que temos impressão que estamos vivendo um “apagão em nossa vida”.

A Palavra de Deus para este quarto domingo da quaresma mais uma vez nos esclarece que Deus toma a iniciativa e independente dos nossos méritos nos aponta uma luz no fim do túnel. Para essa iniciativa nossa resposta precisa ser dada com alegria e com firmeza.

Em outros tempos e noutro contexto o livro de Crônicas de onde é extraída primeira leitura nos mostra que apesar do egoísmo e da autossuficiência humana Deus nunca desiste das suas criaturas.

A leitura começa apresentando a figura de Deus como um matemático que anota débitos e créditos, na verdade não se trata de um Deus calculista, mas de uma intuição humana muito verdadeira: nós somos responsáveis por nossas escolhas e cedo ou tarde colheremos o que plantamos!

Entretanto, o texto se conclui com a certeza que Deus não abandona o seu povo e sempre lhe dá oportunidade para recomeçar e reconstruir suas vidas: “Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do céu, deu-me todos os reinos da terra, e encarregou-me de lhe construir um templo em Jerusalém, que está no país de Judá. Quem dentre vós todos, pertence ao seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho".

Na carta aos Efésios temos mais uma vez a confirmação da oferta que Deus faz por meio da pessoa de Jesus e que é prova do seu amor incondicional! Sua riqueza e misericórdia não estão atreladas ao nosso pecado: “Deus é rico em misericórdia. Por causa do grande amor com que nos amou, quando estávamos mortos por causa das nossas faltas, ele nos deu a vida com Cristo. É por graça que vós sois salvos”.

No Evangelho fica ainda mais clara a salvação que nos é oferecida. Deus enviou o seu Filho ao nosso encontro a fim de que aprendamos com Ele a lição de amor. Sua missão consiste em mostrar ao ser humano o amor de Deus, aceitando ser pregado na Cruz ele nos mostra a grandiosidade da sua decisão. Nicodemos era um fariseu conhecedor da lei e dos profetas, apesar disso procurou Jesus na escuridão das suas dúvidas. Comparando-se a serpente que Moisés ergueu no deserto Jesus se mostra como a única e definitiva salvação para todos os caminhos humanos. Quem nele acreditar e aprender com Ele a fazer de sua vida um Dom total a Deus e às pessoas esse fará parte da comunidade do Reino. Quando ele armou a sua tenda entre nós, aceitou correr todos os riscos da fragilidade humana. Notemos que Deus não enviou seu Filho ao encontro de gente santa e perfeita, mas veio para apresentar uma nova proposta aos que vivem noites escuras.

Naturalmente que nos é pedido a mesma a humildade e a disposição de Nicodemos. Indo encontrar Jesus na escuridão das suas dúvidas ele reconhece sua própria fraqueza e busca conhecimento e sabedoria.

Rezemos também nós com o salmista:

Que se prenda a minha língua ao céu da boca,
se de ti Jerusalém, eu me esquecer!

Junto aos rios da Babilônia †
nos sentávamos chorando, *
com saudades de Sião.

Nos salgueiros por ali *
penduramos nossas harpas. 

Pois foi lá que os opressores *
nos pediram nossos cânticos;
nossos guardas exigiam *
alegria na tristeza:
"Cantai hoje para nós *
algum canto de Sião!" 

Como havemos de cantar †
os cantares do Senhor *
numa terra estrangeira?

Se de ti, Jerusalém, †
algum dia eu me esquecer, *
que resseque a minha mão! 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário