quinta-feira, 21 de março de 2024

HOMILIA PARA O DIA 24 DE MARÇO DE 2024 - DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR - ANO B

 

VIDA DADA E DOADA CUMPRINDO A VONTADE DO PAI

      

A liturgia católica reconhece que o período da Quaresma adquire pleno significado quando o ligamos à Páscoa e à transformação que esta celebração traz consigo. Estamos habituados a percorrer os quarenta dias da Quaresma como uma jornada que nos conduz à Páscoa. O Domingo de Ramos marca a entrada solene na Semana Santa, que culmina no mistério da Páscoa essência da vida cristã, sendo a passagem mais significativa e crucial que a pessoa humana pode realizar. Em Jesus Cristo, todos os que creem nele têm a promessa da vida eterna. Para aqueles que têm seus objetivos definidos, esta jornada é desafiadora, mas ao mesmo tempo estimulante, no sentido de não se deixarem abater pelas adversidades próprias da situação. É neste contexto que podemos ler e meditar a Palavra de Deus proclamada na liturgia da Igreja.

A liturgia da Palavra começa com a narrativa da entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Apesar da atmosfera festiva   proporcionada pelos habitantes locais e amigos de Jesus, Ele entra montado em um jumentinho, cumprindo assim o que o profeta anunciara na leitura inicial: "Rei messiânico, humilde e pacífico". Sua postura reflete aquele que veio para servir, não para ser servido. A entrada na cidade santa marca o desfecho de toda a jornada de Jesus e suas ações ao longo dos três anos em que ensinou e se fez conhecer por toda a região. Suas palavras são corroboradas por seu comportamento: "sinal do Reino de Deus". Ou seja, Ele é um Rei diferente. A fé que Ele pregou, longe de rituais vazios e leis excessivas, está fundamentada no espírito da verdade.

Na primeira leitura, após descrever todos os sofrimentos que um servo anônimo enfrenta, Isaías conclui com uma palavra de esperança: "Mas o Senhor Deus é meu Auxiliador, por isso não me deixei abater, conservei o rosto impassível como pedra, porque sei que não sairei humilhado". Em suma, o profeta deixa claro que a confiança em Deus é capaz de superar todas as adversidades e fazer vencedores aqueles que nele confiam.

São Paulo expressa sua admiração pela comunidade de Filipos, mas enfatiza que eles precisam modelar suas atitudes conforme as de Jesus: "Jesus Cristo, existindo em condição divina, não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar, mas esvaziou-se a si mesmo, tornando-se servo". Portanto, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome”.

Nos dias que se seguem ao domingo festivo dos Ramos, Jesus enfrenta seus últimos momentos de tentação e fraqueza humana. Poderia ter desistido de tudo, aproveitando sua popularidade para provocar uma reação violenta. No entanto, Ele reafirma o propósito de sua missão: "Pai, não se faça a minha vontade, mas a tua". Como cristãos, seguidores de seu projeto e ensinamentos, somos desafiados a adotar a mesma postura. A Quaresma foi um tempo de preparação e a Páscoa, para a qual nos encaminhamos, é a confirmação de nossa aceitação. Assim como Jesus, podemos dizer: "Pai, no entanto, não se faça a minha vontade, mas a tua" que consiste em promover a Amizade Social, afinal somos todos irmãos!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário