sexta-feira, 22 de março de 2024

HOMILIA PARA O DIA 29 DE MARÇO DE 2024 - SEXTA FEIRA DA PAIXÃO - ANO B

 

EIS O SÍMBOLO DA RENÚNCIA...

 

As vicissitudes humanas diante da inevitabilidade da morte são inúmeras. Mesmo conscientes de que a morte é uma certeza e que todos, em algum momento, a enfrentarão, ela permanece dolorosa, angustiante e muitas vezes inexplicável. Ao celebrar a morte de Jesus de forma solene, não estamos enaltecendo a morte ou a dor em si. Pelo contrário, com essa celebração, a Igreja nos convida a lembrar do seu próprio nascimento. É da abertura do lado de Cristo que surge a Igreja e os sacramentos nela instituídos.

A observância da Sexta-feira Santa, dentro da liturgia da Igreja, traz à tona o sofrimento de Cristo na cruz, destacando a ideia de que a "Páscoa de Cristo" é também a "Páscoa da Gente". Neste contexto, os fiéis não se reúnem apenas para lembrar um evento ocorrido há dois mil anos, mas para refletir sobre como o sofrimento de Cristo ecoa nos sofrimentos do povo contemporâneo.

Nesse momento, somos também instados a ter a firme determinação de não nos calarmos nem nos acovardarmos diante dos sofrimentos alheios. Celebrar o Cristo que deu sua vida por todos é uma convocação para aguardar o dia jubiloso da vinda gloriosa do Senhor, quando não haverá mais dor, sofrimento ou morte.

Celebrar devotamente a Sexta-feira Santa implica fazer escolhas significativas. Podemos adotar a postura de Pilatos, lavando as mãos diante das aflições alheias, ou seguir o exemplo de Pedro, negando qualquer conexão com o sofrimento dos outros. Também há a opção de agir como Judas, traindo aqueles que nos são próximo em momentos de necessidade. No entanto, a verdadeira essência do cristianismo se manifesta na postura do ladrão arrependido, reconhecendo sua própria fragilidade diante do divino, ou na atitude do Cirineu, que auxilia o próximo a carregar seus fardos. Podemos, ainda, nos assemelhar a Maria Madalena, Maria, a Mãe de Jesus, e outras mulheres que acompanharam Cristo até o Calvário.

Não é por acaso que foi a essas mulheres que Jesus apareceu primeiro após a ressurreição, no domingo de Páscoa. A Sexta-feira Santa nos convida a experimentar aquilo que é proclamado na carta aos Hebreus: temos um sumo sacerdote eminente em Jesus Cristo, o Filho de Deus. Portanto, devemos permanecer firmes na nossa fé.

Durante sua vida terrena, Cristo dirigiu súplicas fervorosas, com lágrimas e clamores, e foi ouvido devido à sua perseverança. Sendo divino, ele também conheceu o sofrimento, mas não se rendeu a ele, conforme expresso na sua súplica no Getsêmani. Sua resiliência o permitiu superar os desafios, as ameaças e até mesmo a morte.

A Sexta-feira Santa nos coloca diante das cruzes cotidianas e nos desafia a ser persistentes e firmes na nossa fé. É a participação de todos que assegurará a transição do Calvário para a vida renovada da Páscoa.

Reunidos nesta celebração da paixão, os cristãos têm a certeza de que a dor e a desilusão da morte revelam os mistérios da grandiosidade de Deus, convidando-os a ações cotidianas através das quais o mundo sombrio das cruzes e do sofrimento pode resplandecer como o sol fértil de amor e paz. Por isso, entoamos sem temor: "Vitória tu reinarás, ó Cruz tu nos salvarás".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário