quinta-feira, 21 de março de 2024

HOMILIA PARA O DIA 28 DE MARÇO DE 2024 - QUINTA FEIRA DA SEMANA SANTA - ANO B

 LAVAR OS PÉS, A FORÇA DA COMPAIXÃO


Neste dia, estamos prestes a vivenciar uma festa memorável. A celebração de eventos que deixam marcas indeléveis na vida pessoal, familiar e comunitária tem se tornado uma prática cada vez mais difundida em todas as sociedades e culturas. Estas ocasiões não apenas são oportunidades para festividades, mas também para a promoção de valores, cultura e a transmissão de ensinamentos de geração em geração. Dentre os ensinamentos que os cristãos guardam com carinho, um dele diz respeito a compaixão e ao serviço manifestados no gesto simbólico de lavar os pés!

As festas, muitas vezes, carregam consigo uma aura de nostalgia, especialmente as reuniões familiares que têm se popularizado nos últimos tempos. Nestes encontros, reunimos parentes próximos, distantes e até mesmo não parentes, mas o importante é a confraternização e o compartilhamento de momentos especiais.

Esses eventos nos remetem às festas da Páscoa, que têm um significado profundo para o povo judeu. Ano após ano, as festividades da Páscoa judaica são recuperadas com toda a solenidade, lembrando a ação de Deus em favor de seus antepassados e como essa presença divina continuou influenciando a história do povo.

É por meio desses gestos que os cristãos, ao recordarem a vida, paixão e morte de Jesus, se reúnem com o objetivo claro de incorporar os mesmos sentimentos e comportamentos de Jesus e de seus seguidores em suas próprias vidas e rotinas diárias.

A celebração da Quinta-feira Santa apresenta dois momentos distintos que ensinam uma mesma lição. No gesto do Lava-pés, os cristãos são chamados a lembrar da importância do serviço mútuo. Na instituição da Eucaristia, aprendem sobre a importância da partilha e do sacrifício para uma vida plena e digna para todos.

O texto do livro do Êxodo, proclamado na liturgia da quinta-feira que antecede a Páscoa cristã, visa recordar os detalhes da festa, enfatizando sua importância como uma instituição perpétua, uma festa memorável em honra do Senhor, a ser celebrada por todas as gerações.

Em reconhecimento à ação divina, os antigos rezavam o Salmo, expressando gratidão e prometendo cumprir suas promessas diante de Deus e de seu povo reunido.

Jesus, ao realizar o lava-pés, demonstrou ser o anfitrião da festa e da casa, associando intimamente a Páscoa judaica com o serviço de acolhida. Este gesto desafiador continua sendo um convite aos seus seguidores até os dias de hoje: celebrar a Páscoa e a instituição da Eucaristia implica lavar os pés uns dos outros.

Nesta Quinta-feira Santa, esse gesto reforça o compromisso da Campanha da Fraternidade que nos convidou a Amizade Social. Não é suficiente ser piedoso e adorar Jesus na Eucaristia; fazer memória deste fato significa repetir o gesto de humildade e serviço que Ele mesmo realizou: "Se eu, que sou o mestre e o Senhor, lavei os pés de vocês, vocês também devem lavar os pés uns dos outros”, porque vocês são todos irmãos!

 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário