quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

HOMILIA PARA O DIA 03 DE MARÇO DE 2024 - TERCEIRO DOMINGO DA QUARESMA - ANO B

 UM NOVO TEMPLO PARA UMA VIDA NOVA

Com maior intensidade o tempo da quaresma é um convite a não perder Jesus e a sua palavra do foco das nossas ações cotidianas. Só Jesus nos revela e nos leva ao Pai!

O jeito como os mandamentos são descritos no texto da primeira leitura desse domingo nos oferece uma série de indicações para o itinerário de cada dia, não se trata de um limitador de liberdade, mas uma indicação de caminho seguro. Os dez mandamentos são um referencial para toda a existência humana. Com duas linhas de ação muito claras apontam a maneira mais adequada para se relacionar com Deus e com a obra criada por Deus. Em resumo se pode afirmar: nada deve ocupar o lugar de Deus em nossa vida e nada deve ser mais importante do que a relação fraterna, responsável e cuidadosa com a obra criada. Afinal de contas, com o mesmo amor que ele libertou seu povo da escravidão do Egito continua nos amando sem medida. Sem usar a expressão a leitura deixa clara a importância da Amizade social, porque somos todos irmãos! A quaresma nos sugere uma dar uma resposta: Qual o lugar de Deus e das suas criaturas em nosso cotidiano!

Na carta aos Coríntios Paulo nos sugere que tenhamos disposição para encarar a conversão cuja medida é a ‘Loucura de Deus’: “Os judeus pedem sinais milagrosos, os gregos procuram sabedoria; nós, porém, pregamos Cristo crucificado, pois o que é dito insensatez de Deus é mais sábio do que os homens, e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens”. Olhar e aceitar a Cruz de Jesus Cristo nos faz perceber a lição do amor que salva e restaura.

Que o nosso caminho para o Pai é a pessoa e a doutrina de Jesus Cristo não é nenhuma novidade. No Evangelho deste domingo é Ele mesmo quem se apresenta como o novo templo e a nova oferenda que agrada e que é aceita por Deus. Trata-se de uma oferenda que nem é feita nem será destruída pela mão humana. Ao longo do tempo os profetas já haviam criticado as ofertas vazias de sentido e simplesmente cumpridoras da lei e das normas do Templo, de forma nenhuma eram a expressão de amor e de respeito a Deus! Pelo contrário confirmavam a injustiça e a exploração dos pobres.

Com a autoridade de Filho, Jesus dá um basta recordando as palavras dos profetas: “não façais da casa de meu Pai casa de comércio...” Com essas palavras ele se declara o novo, único e verdadeiro templo. O terceiro dia coincide com a sua ressurreição, isso significa afirmar que todas as suas ações têm o selo e a garantia de Deus.

Como tarefa para a semana a Palavra de Deus nos sugere ver no rosto de cada pessoa a misericórdia de Deus que se concretiza na solidariedade, no serviço e no perdão capazes de construir um mundo novo com a força do nosso testemunho.

Certamente o que Deus nos pede não é algo extraordinário, nem muito menos ritos solenes, pomposos e vazios. O que agrada a Deus é uma vida traduzida em gestos concretos.

O que agrada a Deus não entra em nenhum jogo comercial, porque Deus é amor! Como rezamos no salmo:

Mais desejáveis do que o ouro são eles, *
do que o ouro refinado.
Suas palavras são mais doces que o mel, *
que o mel que sai dos favos. 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário