quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

HOMILIA PARA O DIA 25 DE FEVEREIRO DE 2024 - 2º DOMINGO DA QUARESMA - ANO B

 

É NECESSÁRIO ESCUTAR E RECONHECER A VOZ DE DEUS!

 

Os quarenta dias que nos separam da Páscoa são uma indicação para o exercício da escuta e da obediência e por estas atitudes encontrar o caminho para uma vida mais santa.

O texto do Genesis nos apresenta a figura de Abraão como modelo de pessoa que escuta e obedece, estas duas atitudes lhe garantem vida e bênção. É importante perceber que o texto fala em colocar Abraão a prova e ele se submete a isso sem retrucar, apenas estando disponível ás ordens que recebia. A atitude de Abraão confirma sua absoluta confiança em Deus. A sua obediência não se resume em benefício próprio, mas alcança todas as nações da terra: “Eu te abençoarei e tornarei tão numerosa tua descendência como as estrelas do céu e como as areias da praia do mar. Por tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra”.

Irmãos: Se Deus é por nós, quem será contra nós? Deus que não poupou seu próprio filho” com estas palavras Pedro fala aos cristãos de Roma e deixa claro que a vida de Jesus Cristo é a melhor prova que Deus tem para nos dar a conhecer seu amor. Com esta certeza, nada precisamos temer, com Jesus Cristo basta enfrentar a vida com serenidade e esperança.

No Evangelho experimentamos a mesma experiência de Pedro, Tiago e João: subir a montanha com Jesus ver as transformações que o Mestre experimenta e sair também nós transfigurados e capazes de discernir os apelos que o mundo nos faz.

Bastante vezes temos o sentimento de Pedro, que significa permanecer longe dos problemas e desafios que o mundo oferece. Por causa disso é também compreensível que a voz de Deus se perca em meio a tantas outras palavras. Pelo contrário, se nos deixarmos transfigurar com Jesus veremos com melhor nitidez e ouviremos com maior precisão os apelos de paz e de amizade social que o mundo nos faz. A preparação para a páscoa nos esclarece que não chegaremos à Páscoa sem passar pela experiência da paixão.

Alguns elementos do Evangelho merecem uma atenção mais apurada: Deus se revela na montanha, este encontro nos reveste com os trajes brilhantes, que em nada se comparam aos vestidos terrenos. A revelação se dá a partir do alto, no esconderijo das nuvens, onde já se encontram os justos que nos precederam na fé. O elemento mais importante é a voz que revela quem é Jesus, deixando bem claro que não se trata de um visionário que vive iludido, mas se trata do Filho amado do Pai enviado para salvar a todos! Ele é o novo Moisés e a síntese de todas as profecias, nele nascerá um povo novo que experimentará vida em abundância.

Tal como os discípulos somos também nós convidados a descer da montanha das nossas inseguranças e descobrir que no final do caminho está Jesus ressuscitado, vida plena e vitória incontestável. Então sim, podemos cantar com o salmista:

Andarei na presença de Deus,
 junto a ele na terra dos vivos”.

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário