quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

HOMILIA PARA O DIA 04 DE FEVEREIRO DE 2024 - 5º DOMINGO COMUM - ANO B

 

RECONHECER JESUS IMPLICA SE COLOCAR

 A SERVIÇO DAS PESSOAS

Dentre as muitas perguntas que intrigam o nosso cotidiano, uma delas diz respeito ao sofrimento e a morte. Não raro continuamos fazendo as mesmas perguntas e atribuindo a Deus a origem de tudo o que nos causa dor e que nem sempre conseguimos explicar. As leituras proclamadas neste domingo não dão uma resposta sobre as razões do sofrimento, mas apontam alternativas para quem quer ultrapassar essa situação absolutamente humana e que faz parte da vida de todos.

O texto do livro de Jó desmascara a falsa ideia de um deus vingativo e que negocia favores de acordo com o comportamento humano. O autor do livro tem uma certeza: Deus é a única esperança e certeza que não estamos sozinhos quando o sofrimento bate à nossa porta. Deus está muito além de toda lógica humana, ele ama indistintamente e aos humanos cabe reconhecer a pequenez e a incapacidade de compreender a onipotência divina. O grito de Jó é a expressão de alguém que sabe que só em Deus pode encontrar esperança e razão para viver. Dê a vida quantas voltas der, Deus está sempre nos conduzindo para a felicidade!

Aos coríntios Paulo esclarece que o amor é o princípio fundamental para guiar todos os passos. Ele mesmo se fez um servidor do Evangelho e o fez vivendo no amor e pelo amor: “Pregar o evangelho não é para mim motivo de glória. Por causa do evangelho eu faço tudo, para ter parte nele”.

No Evangelho, Marcos coloca Jesus indo ao encontro daqueles que estão prostrados pelo sofrimento. Primeiro ele dá a mão à sogra de Pedro, na escuridão em que estava imersa a população da redondeza Ele vai ao encontro e cura muitas pessoas. É importante lembrar que no contexto de outrora todos os sofrimentos e doenças eram considerados resultados dos pecados e da força maligna sobre as pessoas.

É necessário destacar três ações descritas no evangelho: Jesus se aproxima, toma pela mão e a pessoa se coloca a servir.

Como seguidores de Jesus cada pessoa é convidada a ir com Ele como os três discípulos; como eles continuar a ação de Jesus: aproximar-se e tomar pela mão! Na porta de nossas casas uma multidão continua mergulhada na escuridão e sem esperança, só quem está com Jesus é capaz de lhes apontar a luz que lhes permiti caminhar e fazê-los repetir a atitude da sogra e Pedro: Levantar-se e se pôr a servir!

Ser discípulo de Jesus na atualidade implica viver a sinodalidade que nos pede o Papa Francisco. Isso é, caminhar juntos e facilitar para que todos caminhem juntos! Para isso precisamos aprender com Jesus a ter um diálogo íntimo e profundo com Deus por meio da Oração que nos coloca também no serviço. Jesus nos ensina a correta medida entre ficar sozinho com o Pai e sair para caminhar junto com aqueles que sofrem! Que de fato aprendamos o que rezamos no salmo: “ele conforta os corações despedaçados, ele enfaixa suas feridas e as cura”.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário