quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

HOMILIA PARA O DIA 18 DE FEVEREIRO DE 2024 - 1º DOMINGO DA QUARESMA - ANO B

 

VERDADE E AMOR, SÃO OS CAMINHOS 

DO SENHOR.

O tempo da quaresma é comparado com um grande deserto, isso significa dizer período de preparação. E de fato as orações, a Palavra de Deus, os sinais e os ritos da quaresma nos preparam para a grande festa da páscoa. O conceito de deserto é apresentado pelo Papa Francisco como o lugar onde Deus fala ao coração humano e de onde brota a oração, o jejum, a esmola e outras formas de penitência e abertura para mudança de vida. Ao mesmo tempo o deserto pode ser comparado ao lugar onde o tentador aproveita as necessidades humanas e apresenta sua proposta traiçoeira e com voz mentirosa se coloca como alternativa à proposta de Deus. Por isso diz o Papa, precisamos ter serenidade para ouvir somente a voz de Deus e firmeza como Jesus. Finalmente Francisco nos adverte: “com o diabo não se dialoga”.

Nosso deserto tem um objetivo claro que se expressa na oração da missa deste primeiro domingo da quaresma: “progredir no conhecimento do mistério de Cristo e corresponder-lhe por uma vida santa” 

Não tenhamos medo! A Palavra de Deus na primeira leitura Deus toma a iniciativa de confirmar sua aliança perene desejoso que este sinal faça nascer uma nova humanidade. Conhecendo a fragilidade humana Deus estabelece uma aliança sem pedir contrapartida, em resumo se pode dizer que Deus decidiu viver em paz com a obra criada e esta decisão não é motivada por outra coisa senão por seu amor infinito, isso significa que a criatura humana não precisa viver com medo de Deus. O arco íris é o sinal do abraço de Deus para toda a humanidade.

A carta de Pedro recorda aos cristãos de outrora que eles são a semente da humanidade nova nascida do coração de Deus: “Caríssimos: Cristo morreu, uma vez por todas, por causa dos pecados, o justo, pelos injustos, a fim de nos conduzir a Deus. Sofreu a morte, na sua existência humana, mas recebeu nova vida pelo Espírito. Ele subiu ao céu e está à direita de Deus, submetendo-se a ele anjos, dominações e potestades”.

Pedro tem certeza que a morte de Cristo não foi um fracasso, antes oferecendo-se por uma causa nobre recuperou a vida e a glória. Também nós teremos a mesma condição se vivermos com coerência a escolha que fizemos no dia nosso batismo.

Marcos mostra com poucas palavras com Jesus sendo tentado pelo diabo não abriu diálogo com ele e nos ensina a recusar todas as possibilidades de fazer o mal e caminhar pelas estradas do bem. Tal como os discípulos todos são chamados a trabalhar juntos na construção do Reino de Deus. Sem fazer toda a descrição das possíveis propostas do tentador Marcos somente reafirma que depois da tentação Jesus saiu anunciando: "O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo.
Convertei-vos e crede no Evangelho." Que a quaresma seja para todos uma oportunidade para concretizar a vontade de Deus Pai: “todos são irmãos”! Para melhor compreender o significado da expressão todos irmãos, querida pelo Papa Francisco vamos rezar juntos: “Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, num caminho de verdadeira penitência e conversão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário