sexta-feira, 10 de maio de 2013

DOMINGO DA ASCENÇÃO DO SENHOR



O SENHOR SUBIU AO TOQUE DA TROMBETA

É frequente que ao entrar em nossas igrejas encontremos cartazes e frases com motivações das mais diversas, isso também acontece nas escolas, nas instituições, no comércio, nos espaços públicos e assim por diante. São frases que comunicam a intuição e a razão de ser daquele ambiente para a pessoa que ali vai entrando. Um texto sugestivo que se vê com frequência diz mais ou menos assim: “Aqui se entra para amar a Deus, daqui se sai para amar aos irmãos”. Este pensamento se aplica integralmente ao texto da liturgia da Palavra proclamada neste domingo nas assembleias reunidas para a Eucaristia.

No texto dos Atos dos Apóstolos Jesus responde ao questionamento dos discípulos com uma frase que em muito se aproxima desta já mencionada acima. Foi proclamada na leitura a frase: “O Espírito Santo virá e lhes dará forças para serem minhas testemunhas até os confins da terra”, dito de outro modo se modo compreender que não bastava ficar perto de Jesus como estavam os discípulos, se fazia necessário ir para os confins do mundo, isto é, ir ao encontro dos irmãos. 

Já na carta que São Paulo escreve aos Efésios faz um pedido: “O Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu  chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos” tal pedido pode ser simplificado com as palavras: Que o Espírito Santo de Deus ajude a todos compreender qual a sua missão no mundo.
E finalmente no texto do Evangelho Jesus recomenda aos discípulos que permaneçam naquele lugar até receber o Espírito Santo: “permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”.
Todas estas exortações são aplicáveis a cada cristão nestes novos tempos, não basta festejar e reconhecer que Jesus Cristo voltou para junto do Pai, não basta declarar que se ama aquele que Deus enviou para salvar a humanidade é importante que cresça em cada pessoa a “capacidade de amar as pessoas e nelas ver a face de Deus”. Ou seja é necessário colocar o coração em Deus, e associar-se aos irmãos a fim de que o Coração de Deus se faça presente em todos os lugares e em todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário