quarta-feira, 25 de maio de 2016

A PALAVRA SE FEZ CARNÊ - CORPO E SANGUE DE CRISTO

TODOS COMERAM E FICARAM SATISFEITO

Há algum tempo em um desses programas de reportagem extraordinárias que as redes de TV veiculam com regularidade,  chamava atenção para um diálogo estabelecido entre um viajante e um comerciante de uma grande cidade neste imenso Brasil. O diálogo tem tudo a ver com o texto do Evangelho que se proclama no dia da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Dizia a reportagem que o viajante estranhou ao entrar na cidade não vendo mais crianças pedindo esmolas nos estacionamentos, jovens fazendo malabarismos nos semáforos das esquinas, pessoas vendendo água, suco, doces e etc. nas filas que se formavam ao longo da rodovia. Ao abordar o primeiro dos seus clientes o viajante perguntou: “Onde foram parar os pobres desta cidade que não os vejo em nenhuma parte?”  A resposta imediata foi: “Nós somos cristãos, estamos seguindo o evangelho e damos de comer a todos os necessitados” O homem estranhou e perguntou, “Mas quanto vocês investem para alimentar tantas pessoas durante tanto tempo?” “Nenhum centavo” respondeu o cliente e concluiu: “Nossas crianças estão na escola o dia inteiro, os jovens que faziam malabarismos nos semáforos foram contratados para o trabalho, os que vendiam `nas margens da rodovia estão cuidando dos jardins e da limpeza dos pátios das escolas e assim todos podemos viver em paz”.
A provocação do texto de Lucas desafiando os discípulos a não mandar embora ninguém com fome  é apenas mais uma que Jesus fez aos seus conterrâneos propondo dar de comer a quem tem fome e eliminar a pobreza e as diferenças sociais.
Ontem como hoje, certamente não se trata de uma atitude simples como dar esmola e comida para a solução da pobreza e das desigualdades sociais. Trata-se sim de mudanças estruturais na sociedade e para que elas aconteçam precisam do empenho de todos.
Jesus continua no Evangelho dizendo: “mandem o povo se organizar em grupos de cinquenta”. Esta frase aponta para mais uma possível ação para os tempos modernos, em lugar de dar comida, garantir organização e participação de todos naquilo que é uma necessidade e direito de todos.
São João Crisóstomo, conhecido como o santo “Boca de ouro” apelido que recebeu por causa de suas sábias palavras disse uma frase que pode ser muito bem aplicada à adoração a Eucaristia que se faz na solenidade do Corpo de Cristo, disse o santo: “Queres honrar o corpo de Cristo com vestes de seda e taças de ouro, fazes bem! Mas não esqueça que o mesmo Jesus que disse Isto é meu Corpo e Isto é meu Sangue foi o que falou: Tudo o que fizerdes ao menor dos meus irmãos foi a mim que fizestes. Portanto, vai primeiro dar de comer a quem tem e vestir quem está nu e com aquilo que sobra faça as honras a corpo de Cristo”.
Que a celebração litúrgica deste dia seja a oração da Igreja para converter os corações de todos em favor de uma vida mais humana, digna e justa para todos em todos os lugares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário