sábado, 11 de junho de 2016

REFLETINDO A PALAVRA DE DEUS NO DIA 12 DE JUNHO DE 2016

EXULTEM DE ALEGRIA NO SENHOR...

Conta-se uma historieta que pode ser muito interessante para entender a Palavra de Deus deste domingo.  Diz a historieta que “certa mulher observava com frequência quando sua vizinha estendia os lençóis no varal e comentava com sua funcionária: Nossa veja como a vizinha estende roupas sujas no seu varal. Acho que você deve ir falar com a ela e se prontificar a ensiná-la a lavar as roupas, ou pelo menos oferecer-lhe o sabão que você usa em nossa casa, onde nossas roupas estão sempre limpinhas. Este comentário se repetiu diversas vezes, até que um certo dia a mulher com um misto de surpresa chamou a funcionária dizendo – Você ensinou nossa vizinha lavar as roupas? Veja como estão brancas e brilhantes! A bondosa servente respondeu; não senhora, eu apenas limpei os vidros de nossa janela”.
Pois, “limpar os vidros da própria janela” é o que se pode compreender da Palavra de Deus proclamada na liturgia deste domingo: Nos versículos que antecede a primeira leitura de hoje, o profeta Natã pede uma opinião a Davi sobre a punição que deveria ser aplicada a quem faz o mal a outra pessoa. O Rei, sem dificuldade, garante que deveria ser aplicado um duro castigo. Então o profeta lhe diz; pois bem este sujeito é Você. Tens todas as facilidades e possibilidades ao seu alcance e para possuir a mulher do outro mandaste matar um dos teus colaboradores. Davi assustado reconhece seu pecado e arrependido pede perdão. Obvio que a misericórdia de Deus se realiza e o profeta conclui: “'De sua parte, o Senhor perdoou o teu pecado...”
No evangelho a situação é muito semelhante, o Fariseu, que se considerava justo, perfeito e melhor que todos os outros, convida Jesus para uma refeição em casa. Dispensa todas as gentilezas que habitualmente se fazia para um convidado ilustre. Surpreendido pela presença da “pecadora pública” faz um juízo de valor sobre a pessoa de Jesus e sobre a mulher, cujos pecados são conhecidos por todos na cidade.
Sabiamente Jesus lhe conta a história dos devedores ajudando o Fariseu compreender a misericórdia de Deus e ao mesmo tempo o seu próprio pecado.  Declarando à mulher: “Teus pecados estão perdoados” Jesus quebra os paradigmas de justiça daquela sociedade habituada a excluir e condenar. Então Jesus continua: “Sua fé lhe salvou. Vá em paz! ”.
Esta é também a lição que São Paulo dá aos Gálatas na segunda leitura: “Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim. Esta minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé, crendo no Filho de Deus, que me amou e por mim se entregou. Eu não desprezo a graça de Deus”.
Os cristãos que se reúnem para fazer memória de Cristo e da misericórdia do Pai que ele revelou são convidados a ter as mesmas atitudes de Davi e do Fariseu do Evangelho, isto é, reconhecer o próprio pecado e rezar com o Salmista: Feliz o homem que foi perdoado e cuja falta já foi encoberta! Feliz o homem a quem o Senhor 
não olha mais como sendo culpado, e em cuja alma não há falsidade

À guisa de conclusão se pode dizer que a Palavra de Deus convida cada pessoa a “lavar a própria janela antes de enxergar a roupa suja na casa do vizinho reconhecendo a misericórdia de Deus que limpa as janelas da sua cassa”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário