sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

HOMILIA PARA O DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2016 - 4º DO ADVENTO

EM JESUS DEUS SALVOU A TODOS

Alan Ruschel, um dos sobreviventes da Chapecoense, em sua primeira manifestação pública fez a seguinte declaração: Os planos de Deus são maiores que os meus, tão grande que eu não posso imaginar.  Seguimos na luta e honraremos aqueles que foram morar com Deus. Deus, obrigado pela misericórdia deste milagre, o Senhor é maravilhoso”.

Na mensagem que o Papa enviou por ocasião da morte do Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Francisco o qualificou de “pastor que no seu ministério eclesial se revelou autêntica testemunha do Evangelho no meio do seu povo a todos apontando a estrada da verdade na caridade e do serviço à comunidade em permanente atenção pelos mais desfavorecidos”.

Ora, o Senhor Maravilhoso, que o jogador reconhece e a quem atribui o milagre da vida é o mesmo que Dom Paulo testemunhou ao longo da sua vida, é o mesmo que os profetas anunciaram e que Maria recebeu com amor de Mãe e que São Paulo apresenta aos Romanos na carta que se lê na liturgia deste domingo: “Jesus Cristo, Nosso Senhor. É por Ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé...” e conclui: “A vós todos, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo”.

Dois mil anos depois, diante de tantas manifestações que reconhecem a presença de Deus no mundo, os cristãos se reúnem para celebrar o mistério daquele que se fez humano e que “nos alimenta com o pão do céu e garante para toda pessoa humana a salvação e a paz”.

Celebrando na comunidade reunida cada pessoa é sempre convidada a estreitar os laços de comunhão com Deus por meio da comunhão com todos especialmente com aqueles que mais sofrem. Neste sentido ganha ainda mais sentido as palavras do jogador quando afirma: Seguimos na luta e honraremos aqueles que foram morar com Deus”. Ou as Palavras do Papa a respeito do Cardeal Arns: “Se revelou autêntica testemunha do Evangelho no meio do seu povo, em permanente atenção pelos mais desfavorecidos”. 

Que Maria a Mãe da misericórdia ajude também cada pessoa neste natal a mostrar Cristo ao mundo como um presente do Pai para todos e que alivia a dor e os sofrimentos a que todos estão sujeitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário