sexta-feira, 5 de maio de 2017

HOMILIA PARA O DIA 07 DE MAIO DE 2017

ELE É GUIA E CAMINHO SEGURO

Diversas circunstâncias fazem com que a sociedade contemporânea viva com sensação de medo e insegurança. A violência e a intolerância que se faz presente em todas as instâncias da sociedade faz as pessoas buscarem proteção de todas as formas. Cresce de modo extraordinário o mercado de vigilância eletrônica. Serviços de escolta armada são cada vez mais frequente, e muitos ainda acreditam que andar armado e ter uma arma em casa são maneiras de se sentir seguros e protegidos. Simultâneo a isso também se vê, ainda que de modo muito tímido, as experiências do “vizinho solidário” e outras formas de corresponsabilidade e ajuda mútua nas inseguranças e fraquezas das pessoas. Todas elas nunca são suficientes e capazes de resolver todos os medos e fraquezas. A Palavra de Deus deste domingo, apresenta a única maneira confiável diante do medo e da fragilidade humana.
No Salmo deste domingo a Igreja reza: Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança!
E São Pedro na primeira leitura afirma que Deus constituiu Senhor e Cristo, aquele que tinha sido crucificado” e aponta a adesão ao projeto de Jesus como absoluta segurança diante de todas as dificuldades da vida.
Na Segunda leitura, o mesmo reafirma, depois de recordar tudo o que aconteceu com Jesus: “Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas”.
Essas afirmações não são gratuitas invenções de fanáticos com fracos propósitos. Pelo contrário, são frutos da confiança na Palavra e na ação do mesmo Jesus que disse: “Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
Celebrando a memória do Cristo ressuscitado e bom pastor a oportunidade é para todos aqueles que também reconhecem Jesus como seu pastor e guia e partir do seu cotidiano dar continuidade à ação de Jesus. Ele que está vivo, caminha lado a lado com quem se propõe enfrentar os perigos e os sofrimentos em vista de fazer acontecer o que se reza no salmo: “Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos”.
Cada pessoa e os cristão em particular, mas sobretudo aqueles que exercem algum serviço ou ministério da Igreja e na sociedade são desafiados pelo Papa Francisco que diz: “Peço-lhes que vocês sejam pastores com cheiro de ovelha, (...) pastores no meio do seu rebanho”. Isso significa dizer assumir a missão de ajudar e proteger a todos e a cada um fortalecidos por aquele que é a única e absoluta segurança diante das provações e medos hodiernos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário