sábado, 2 de dezembro de 2017

HOMILIA PARA O DIA 03 DE DEZEMBRO DE 2017 - 1º DO ADVENTO ANO B

SEJAMOS TESTEMUNHAS DA CARIDADE

Os dias de dezembro são tempo derradeiro para o encerramento do ano e organização de atividades e agendas para 2018 e na liturgia da Igreja é o mês dedicado à preparação do Natal e com o tempo do advento se inicia um novo ano litúrgico. Estes dois fatos permitem fazer uma relação entre diversas verdades. Ao longo do tempo não faltaram guerras, perseguições, sofrimentos, vitórias, alegrias, surpresas. No Brasil vive-se um tempo de crise moral, política e econômica que pode ser descrita como vergonhosa, ao mesmo tempo não faltam pessoas e situações que testemunham com sua vida a presença de Deus no meio do mundo. É isso que se reza na liturgia deste primeiro domingo do advento: “Acolhamos, a fé, testemunhemos na caridade, esperamos a feliz realização do seu reino”.
Na primeira leitura, o profeta Isaias fala a partir do íntimo dos seus conterrâneos. A crise experimentada pelo povo de Israel os leva a reconhecer sua fragilidade mesmo sabendo que existe um único Deus verdadeiro:  “Como nos deixaste andar longe de teus caminhos e endureceste nossos corações. Por amor de teus servos, das tribos de tua herança, volta atrás. Ah! se rompesses os céus e descesses” e ao mesmo tempo afirma: “Assim mesmo, Senhor, tu és nosso pai, nós somos barro; tu, nosso oleiro, e nós todos, obra de tuas mãos”.
Na mesma intensidade a Igreja inteira reza ainda hoje com o salmista: “Voltai-vos para nós, Deus do universo! Olhai dos altos céus e observai. Visitai a vossa vinha e protegei-a! Foi a vossa mão direita que a plantou; protegei-a, e ao rebento que firmastes”.
Por sua vez a recomendação que São Paulo faz aos coríntios é perfeitamente aplicável a todas as pessoas na atualidade: “Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível”.
E o que significa ser irrepreensível, senão levar a sério a recomendação de Jesus: “Vigiai”. Isto significa dizer não se deixem envolver pelas artimanhas que o mundo oferece, não se deixe envolver pela corrupção e imoralidade que grassa a sociedade. Vigiai, pode ser dito em outras palavras: “Sejam sal da terra e luz do mundo”, se tiver que lutar por alguma coisa que seja “correr ao encontro do Senhor” que se faz reconhecer em cada pessoa humana em todas as relações do cotidiano.

Que a Palavra e a Eucaristia fortaleçam a oração da Igreja. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário