quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

HOMILIA PARA A MISSA DA NOITE DE NATAL - ANO B

 

EU LHES ANUNCIO UMA GRANDE ALEGRIA!

Depois de quatro semanas de preparação e expectativa estamos reunidos para celebrar a extraordinária história de amor que Deus quis viver com suas criaturas. Na fragilidade de uma criança Deus manifesta sua força salvadora, acolhe e abraça cada pessoa. A conclusão do tempo de preparação se manifesta nas festividades desta noite sagrada. A alegria se irradia em infinitas formas e para os cristãos se revela na Palavra de Deus proclamada na liturgia.

O profeta Isaias faz uma comparação do dia de Deus: “O povo que caminhava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombra da morte, uma luz começou a brilhar. Multiplicastes a alegria deles, aumentastes o seu contentamento. Eles se regozijam em vossa presença, como os que se alegram na época da colheita. Pois um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado. Ele terá o poder sobre seus ombros e será chamado 'Conselheiro admirável, Deus forte, Pai eterno, Príncipe da paz”. A chegada desse menino vai inaugurar um novo tempo totalmente diferente de tudo o que já se experimentou ao longo do tempo.

São Paulo orienta os cristãos indicando caminhos e alternativas para quem conheceu Jesus Cristo e a graça que nele Deus manifestou para a humanidade: “Ele nos ensina a renunciar à impiedade e aos desejos mundanos, para vivermos, no tempo presente, com temperança, justiça e piedade". Essas atitudes diárias representam a forma mais autêntica de acolher a salvação que vem de Deus.

O relato do nascimento de Jesus, conforme registrado por Lucas, destaca que ocorreu em um momento específico da história e em um local preciso. Não se trata de uma lenda ou fábula criada para uma conclusão estética. Nesse evento, Deus encontra as pessoas com Sua ternura e amor. A simplicidade dos acontecimentos em Belém nos convida a contemplar o amor de Deus, que se preocupa com a felicidade humana.

No presépio simples, percebemos que a força de Deus não necessita de autoridade, prepotência, armas ou salões grandiosos. Deus se revela na simplicidade e na ternura: "Não tenhais medo, pois vos anuncio uma grande alegria para todo o povo: hoje, na cidade de Davi, nasceu um Salvador, que é Cristo, o Senhor. Eis o sinal: encontrareis um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura" O nascimento de Jesus é a realização de todas as promessas que foram feitas pelos profetas, Ele nasceu, mostrando-nos um novo caminho para cultivar a harmonia, viver e restaurar o que está desfeito, vindo das periferias".

Deus entra em nossa história e nos pede uma única coisa: que nossa vida e atuação expresse um compromisso de transformação de tudo aquilo que está de acordo com a criação sonhada por Deus.

Em resumo a Liturgia da Palavra e a Eucaristia nos apontam para uma estreita relação entre a fé que celebramos a e fé que somos chamados a viver. Certamente a melhor lição do natal é colocar a nossa vida em perfeita sintonia com o evangelho e este como direção para o nosso dia.

Por isso, entoai ao Senhor Deus um cântico novo!

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário