terça-feira, 5 de dezembro de 2023

HOMILIA PARA O DIA 08 DE DEZEMBRO DE 2023 - SOLENIDADE DA IMACULADA CONCEIÇÃO - ANO B

 ESCUTAR, PARTILHAR E VIVER

Poucas situações humanas são mais constrangedoras do que tentar dar explicações para uma atitude inexplicável. No longo relato da primeira leitura ouvimos o fato de um homem literalmente “pego de calças curtas” ou como se diz de outra forma “com a boca na botija”. Adão e Eva  que tiveram todas as oportunidades para se dar bem na vida, resolveram andar por outros caminhos recusando as propostas de vida com dignidade que lhe foram oferecidas por Deus.

A narrativa do Gênesis que ouvimos na primeira leitura não tem por objetivo contar uma história de fatos reais, mas ensinar uma lição de alguém que se julgou suficientemente sábio e autossuficiente, capaz de viver sem dar satisfação de nada a ninguém. Esta sua autorreferencialidade ou levou a um emaranhado de situações para as quais precisou inventar uma justificativa sempre injustificável. O resultado não poderia ser outro: “Viver à margem de Deus leva, inevitavelmente, a trilhar caminhos de sofrimento, de destruição, de infelicidade”.

Ao contrário, aceitar caminhar guiados por Deus nos  faz membros da sua família, como ouvimos na segunda leitura na qualidade de filhos cujo resultado é ser merecedor de um amor e cuidado gratuito, incondicional e radical: “Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor”.

E a pessoa que melhor soube viver e caminhar na sombra da casa de Deus foi Maria a Mãe de Jesus Ela acolheu confiante os planos divinos a seu respeito: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!"

Enquanto Adão e Eva rejeitaram caminhar com Deus, Maria deu o seu sim. Na primeira situação a humanidade caminhou para o sofrimento e a morte, Em Maria todos caminhamos para a vida plena. Em resumo: Apesar da fragilidade de Maria e da insignificância do vilarejo de Nazaré nela Deus se faz presente de forma definitiva para a salvação de todos. Maria ensina para cada pessoa que a disponibilidade é uma atitude decisiva quando se trata de escolher o caminho por onde trilhamos a vida.

Este é o sentido da celebração da Imaculada Conceição de Maria, todos chamados a nos abandonar em Deus. É isto que também rezamos na oração desse dia: “Ó Deus pela Imaculada Conceição da Virgem Maria preparastes para o vosso Filho uma digna habitação e a preservastes de toda mancha de pecado em previsão da morte salvadora de Cristo; concedei-nos chegar até vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão”.

Que Maria nos ensine e ajude acolher os planos de Deus para nós e para o mundo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário