quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

HOMILIA PARA O DIA 17 DE DEZEMBRO DE 2023 - TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO - ANO B

 

ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS!

A claridade da aurora é sempre o anuncio de um novo dia e que na sequência de seu brilho desponta o esplendoroso sol matinal nos despertando e colocando-nos a caminho sempre com novo entusiasmo e disposição para todas as exigências que mais um dia se impõe. A aurora não é o sol, apenas anuncia sua chegada. Esse anúncio faz todas as criaturas vibrar de alegria.

Tal como a aurora é para o dia, o advento é para os cristãos. A Palavra de Deus proclamada em cada um dos quatro domingos é o anúncio de um tempo novo que aponta para o Sol da justiça que nos veio visitar. Na primeira leitura desse domingo o profeta se apresenta como enviado por Deus com uma tarefa muito precisa: Curar os corações feridos, proclamar o ano da Graça do Senhor.

Na segunda leitura, Paulo escreve aos tessalonicenses e explica com clareza qual deve ser a atitude de quem espera a vinda do Senhor: “Estai sempre alegres! Rezai sem cessar. Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo”. O cristão é sempre uma pessoa livre e consciente na presença de Deus que caminha ao seu lado e nesta condição olha para o horizonte da vida onde está a eterna felicidade. Caminhando entre luzes e trevas, alegrias, tristezas, provações e esperança o cristão não pode perder de vista que a meta final é o encontro com o Senhor.

O Evangelho apresenta a pessoa de João Batista como a aurora daquele que virá. Ele é categórico diante dos questionamentos dos fariseus e dos seus amigos. Perguntado sobre sua identidade e missão, ele responde com 4 solenes “não”. Confirma apenas: “Eu sou a voz que grita no deserto” parafraseando podemos dizer: “Eu sou a aurora daquele que virá”. Aquele que o Pai enviou trará uma vida definitiva e de liberdade para todos. João não tem medo de afirmar que ele é apenas a testemunha dos fatos que irão acontecer. O foco de toda a conversa entre João e os seus interlocutores é sempre Deus. É Ele que escolhe, chama e envia. João foi chamado para dar testemunho da luz e por isso mesmo ele não aceita que lhe atribuam nenhuma função que o coloque no centro da questão.

Tal como João cada um de nós tem a missão de se reconhecer como o profeta da primeira leitura e como João no Evangelho: Dar testemunho da luz e colocar no centro de nossas preocupações aquele que é verdadeiramente o centro: Jesus Cristo o filho de Deus!

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário