quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

HOMILIA PARA O DIA 24 DE DEZEMBRO DE 2023 - 4º DOMINGO DO ADVENTO - ANO B

 

A ELE GLÓRIA, PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS!

A busca por modelos que sirvam de inspiração para determinadas atitudes e estilo de vida faz parte de todas as culturas ao longo do tempo. A Palavra de Deus que proclamamos no tempo do advento nos apresenta a figura de Maria como modelo para o cotidiano dos cristãos.

Neste domingo, a narrativa da notícia que ela foi escolhida para ser a mãe do Filho de Deus é a realização de uma promessa que as comunidades aguardaram por séculos. Maria, apresentada como a escolhida por Deus aceita que o Espírito Santo transforme sua vida para muito além do que o raciocínio humano pode compreender. A aceitação de Maria tem tudo a ver com a afirmação: “Para Deus, nada é impossível”.

O fato de escolher colaboradores humanos e frágeis em nada diminui a grandeza de Deus que tudo pode, simplesmente reforça o que todos almejamos: Ser colaboradores com a obra de Divina aceitando ser conduzidos pelo mesmo espírito que acompanhou os nossos pais na fé. Tudo o que acontece em Maria, não é outra coisa senão a confirmação do que afirmaram os profetas ao longo do tempo.

O texto de Samuel confirma que Deus nunca desisti da humanidade, mesmo quando as pessoas criam mecanismos de violência, de exploração e de pouco respeito nas relações interpessoais, Deus continua afirmando: “Quando chegar o fim dos teus dias e repousares com teus pais, então, suscitarei, depois de ti, um filho teu, e confirmarei a sua realeza. Eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho. Tua casa e teu reino serão estáveis para sempre diante de mim, e teu trono será firme para sempre".

A carta aos Romanos mostra como Deus estende sua misericórdia a todos os povos de modo que a humanidade inteira se constitua numa única e mesma família. Ninguém melhor do que Jesus mostrou com gestos, atitudes e palavras a extensão do seu amor e do seu comprometimento com a valorização e o cuidado da vida em todas as suas formas. A preparação para o natal consiste em acolher Jesus, compreender seu jeito de viver e se comprometer com ele para a construção de um novo céu e de uma nova terra.

Quando o anjo afirma para Maria: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus”. Confirma que Deus caminha par e par com aqueles que Ele escolhe, apesar das fragilidades humanas. A promessa confirma a presença de Deus que sempre caminhou com seu povo e isso é a manifestação do seu amor e da sua solicitude. Esta confiança serve de sustento para todos os nossos passos e nos faz perceber a vida com as cores da alegria e da esperança.  Que tenhamos a coragem de reconhecer Deus e dar nosso sim para que todas as pessoas também experimentem a presença de Deus em suas vidas. Então sim podemos rezar com o salmista: “Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor! Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus, sois meu Rochedo onde encontro a salvação”.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário