sábado, 17 de outubro de 2009

HOMILIA DO DIA 18 DE OUTUBRO 2009

HOMILIA NA FESTA DO PADROEIRO SÃO LUCAS
18 DE OUTUBRO 2009 - 29° DO TEMPO COMUM

Reunidos para celebrar a Eucaristia elevamos ações de graças por tudo o que Deus vai realizando em nosso favor. Desde a Palavra renovamos a aliança na páscoa de Jesus Cristo.

Recordamos também São Lucas, padroeiro da nossa paróquia, homem, que segundo a história foi médico, convertido a Fé, acompanhou o apóstolo Paulo em sua jornada missionária. Escreveu o Evangelho e os Atos dos Apóstolos. São de exclusivas do Evangelho de Lucas as narrativas do Bom Samaritano, do Filho pródigo, o cântico de Maria, e uma das mais bonitas saudações dos cristãos à mãe de Jesus: a Ave Maria. Todas estas passagens são exclusivas do terceiro evangelho. Isso já basta para que coloquemos Lucas entre os missionários indispensáveis para que a Igreja possa cumprir a sua missão no mundo.

Neste domingo a Igreja nos convida a rezar pelas missões e com os missionários por todo o mundo. O Papa Bento, na sua mensagem para este dia afirma:

O objetivo da missão da Igreja é iluminar com a luz do Evangelho todos os povos em seu caminhar na história rumo a Deus, pois Nele encontramos a sua plena realização. Devemos sentir o anseio e a paixão de iluminar todos os povos, com a luz de Cristo, que resplandece no rosto da Igreja, para que todos se reúnam na única família humana, sob a amável paternidade de Deus.

O evangelho que acabamos de ouvir recorda mais um diálogo no qual Jesus vai ensinando os discípulos, mostrando-lhes as belezas do Reino de Deus e indicando como alcançá-lo. Por sua vez, de novo, os discípulos estavam preocupados com detalhes e honrarias. Diante da pergunta sobre quem vai ocupar os lugares de honra ao seu lado neste reino, Jesus novamente não se resume à pequenez da preocupação dos discípulos. Indica uma vez mais que o caminho para a glória não é algo que se alcança com honrarias e sinais externos. Antes de tudo mostra as exigências e desafios: Referindo-se às provações e a sua morte, Jesus lhes provoca: Vocês serão capazes de beber o cálice que eu vou beber e ser batizados com o batismo que serei batizado? Os discípulos até respondem positivamente, então Jesus conclui: Quem está pronto para tudo isso começa com uma atitude agora: Quem quer ser o primeiro seja o último e aquele que serve a todos.

A Palavra é dirigida a nós hoje e nos pede uma mudança a cada dia. Seguir a Jesus é uma experiência radical diferente do modo de vida que orienta este mundo. As atitudes de dominação, de ganância, de busca de poder e de prestigio precisam ser substituídas pelo espírito de serviço.

Para que o anúncio do Evangelho seja realmente coerente é necessário que comecemos a praticar a palavra do Senhor. É preciso cumprir a missão seguindo os passos de Jesus, fazendo-se servidor. Vocês sabem que os chefes das nações as dominam entre vocês quem quiser ser grande seja o servo de todos.

Neste domingo das missões e à luz do Evangelista Lucas é necessário que nos perguntemos: Como estou exercendo a minha missão na Igreja. Partilho as responsabilidades, abro espaço para que outras pessoas participem do serviço missionário. Na condição de coordenador de algum movimento, serviço ou pastoral, compreendo os limites de cada pessoa ou me coloco na condição de superior rotulando os demais como cristãos descomprometidos, que nada querem com o evangelho, que não assumem o seu batismo e etc. etc. etc.

A Eucaristia que viemos repartir é o sinal mais extraordinário de Cristo servidor e o gesto mais nobre de acolhida. Peçamos que esta celebração nos ensine pela Palavra e na comunhão a ser servidores, missionários colocando nossos dons a serviço de todos e do Reino de Deus na sua Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário