sábado, 18 de dezembro de 2010

SÁBADO DIA PRIMEIRO DE JANEIRO 2011


SOLENIDADE DA SANTA MÃE  DE DEUS
Leituras: Números 6,22-27; Salmo 66(67)
Gálatas 4,4-7; Lucas 2,16-21

Começar um novo ano é sempre vislumbrar novas perspectivas e renovar as esperanças e utopias.  No início do ano cível retomamos nossos projetos e restabelecemos metas a serem alcançadas. O inicio do ano deixa para trás a saudade, as desilusões e até as festas. Simbolicamente a constituição brasileira estabeleceu o dia primeiro do ano como data para iniciar os mandatos executivos  em todos os níveis.
Por sua vez a liturgia da Igreja nos convida a recordar a figura de Maria como Mãe de Deus e com ela rezar pela paz no mundo.
O evangelho desta celebração narra uma cena bem familiar. Passada e euforia e o medo com o nascimento da criança, ela agora começa a requerer cuidados particulares. A notícia que ganhou o mundo também trás preocupações e incertezas. No imaginário popular se diz que as mães tem um “ sétimo céu”, isso é, as mães sabem das coisas muito antes que elas aconteçam.  Pois esse é o retrato de Maria no texto que acabamos de ler: “ Maria guardava e meditava todas essas coisas no seu coração”.
São Paulo, o que já era uma certeza: Deus se faz humano, nasce num período histórico  e determinado. Da carta aos gálatas ouvimos: “quando se completou o tempo previsto, Deus enviou seu filho nascido de uma mulher”. Este gesto de Deus não foi em vão , pelo contrário enviou sujeito a lei, para aqueles que estavam sujeitos à lei, a fim de libertá-los de toda escravidão.  A carta garante que em Jesus Cristo todos recebemos a verdadeira e definitiva condição de “filhos adotivos”.
Filhos no filho, recebemos toda bênção e toda completando assim o que lemos no livro dos números: “que o Senhor os abençoe e guarde, que o Senhor os trate com bondade e misericórdia, que o Senhor olhe para vocês com amor e lhes dê paz”.
Na pessoa de Jesus tudo isso é realidade de modo definitivo e esta condição tem a participação de Maria a quem os evangelhos chamam de mãe.
De um tal modo nossa confiança na Mãe de Deus e nossa nos põe da estrada de um novo tempo o qual desejamos que seja de paz, de fecundidade, de bem estar, de alegria profunda.
Começamos o ano nos reunindo como irmãos, ouvindo a Palavra e nos alimentado da Eucaristia e rezamos com o salmista: Que as nações vos glorifiquem ó Senhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário